PROJETO “A Linguagem Poética como ponto de partida para a escrita e compreensão textual” - colégio Adahil Barreto, Iguatu – CE.

apresentação



É percebido que uma das maiores preocupações no âmbito escolar, no que diz respeito ao aprendizado do aluno, atualmente, é com a escrita e a leitura. Diante desta preocupação resolvemos traçar estratégias para que essa prática seja mais prazerosa dentro e fora da sala de aula. Nesta perspectiva, este projeto visa trabalhar a linguagem poética – sua leitura, escrita, análise e produção, como ponto de partida para o bom desempenho do estudante. É de sua importância que o aprendizado esteja diretamente ligado com a sensibilidade que uma das características humanas. Acreditamos que quando a sensibilização e o aprendizado andam juntos ambos se desenvolvem com mais eficácia, e a poesia contribui assiduamente para isso. A poesia é a voz da alma. Poetizar é falar das coisas não como elas são, mas como as vemos e sentimos. Em determinado instante chamado este estado de inspiração.
Esperamos que você, leitor, viagem nessa leitura e o mais importante, se reconheça e reconheça nas reflexões de nossos alunos.
Equipe Gestora do Colégio Adahil Barreto, Iguatu - CE.
Profs: Luka Severo e Maria Aglais.

Alunos do 8º ano.

POEMAS SELECIONADOS

Hiaristça Kelly
Átyla Holanda Alves

Amor da minha vida. “Bom Dia!...”
Mais um dia você me faz feliz
Te amo de mais, minha pequena, você é a
Minha vida, tenho sorte de ter você.

Tenho muito medo de te perder...
porque você na minha vida é tudo!!!
Prometo amar-te até o fim...

Mas se um dia contigo eu não mais estiver...
Pelo menos prometa
Que um bom tempo
Comigo ficará.

E então a ti irei prometer que
Em minha mente
Teu nome renará...




AMIZADE
Lívia Carlos Gomes

Uma amizade não tem preço.
Então é bom cuidar bem dela.
Pois enquanto você cuida,
Não há quem acabe com ela.

Uma amizade verdadeira é composta
De amor, companheirismo e alegria.
Mas existem pessoas
Que acabam toda esta harmonia.

Às vezes você pensa
Que está sozinho no mundo
Mas enquanto você tem amigos
Você tem simplesmente tudo.



O brilho da estrela
Jéssica Avelino de Carvalho

As estrelas estão brilhando,
Qual delas vou escolher?
Se eu escolher a errada,
Não vou saber oque fazer.
Mas se eu escolher a certa,
Será que vou esquecer
Aquela pessoa que me fez tanto sofrer?

Eu escolho a única estrela do céu,
Que brilhará para mim todas as noites.
E lá de cima ela dirá:
Não fique triste, porque também estou,
Mas nunca deixei de brilhar.

O sol é quente, isso eu posso sentir.
Ele ilumina o dia,
Mas quem ilumina a noite
É aquela estrela,
Que nunca deixará de brilhar.

Estrela, a noite sem você
É só escuridão,
Pois seu brilho é sua luz
Guardo no meu coração.




Triste Lugar
Gabriel
Vou contar uma história
Do estado do Ceará.
De um sítio pequeno
Que tem o nome de Gaspar.

Sítio pequeno de tamanho
Grande de nobreza
Cada pessoa de lá
Carrega em si sua beleza.

Lugar com falta d’água
O gado está quase morrendo
E a família chora
Porque seu sustento está perdendo.

Não consegue mais viver
Se dormir e sem comer
Sentindo pena daquele lugar
Onde ninguém pode viver.
O AMOR
Vitória de Araújo Bezerra

O amor pode ter brigas
O amor pode ter intrigas,
Mas também pode acabar
Se dele a gente não cuidar.

Para o amor não tem idade,
Mas requer sinceridade.
O amor perde o valor
Se nele só alimentamos a dor.

O amor não tem fronteiras
Nem se quer grandes barreiras.
Você pode até fugir,
Mas é meio difícil de conseguir.




COMO EXPLICAR O AMOR
Vanessa Felipe da Silva

Como podemos explicar,
Algo que nos faz sorrir...
Algo que nos faz lembrar...
Algo que nos faz chorar...?

O amor é algo bom de se sentir,
Mas difícil de explicar,
Algo que nos trás feridas,
Que dói e não se sente.

O amor nos faz lembrar,
Aquele que se sente vontade de esquecer
O amor é um julgamento sem juiz
É uma tristeza feliz.

Como podemos explicar,
Algo bom e ruim de se sentir?
Algo doce e amargo,
Algo sendo dor, algo com dor?



NAVIO
Ana Rita

Alto mar... um navio
Sozinho a navegar.
Alto mar.. um navio
Sem rumo nem vela.

Alto mar um navio.
Com toda a coragem.
Alto mar um navio
Na terceira viagem.

Alto mar um navio
Procurando estrela
Alto mar um navio
Não esperando a esperar.




APENAS AMIGOS
Ariane Lima

Sozinha em meu quarto aos prantos.
Estaria eu chorando
Por um amor não correspondido?
Certamente sim. Não conseguia acreditar...

Dizem que o amor faz bem!
Porque está me machucando então?
Ainda permaneço aqui sozinha,
Chorando...

Eras meu melhor amigo.
Prometeu nunca me magoar.
Sinto que a cada dia que passa,
Não tem mais sentido viver!

Pois agora que te contei o que sinto,
Não posso negar que vejo em sua face,
Que você não sente o mesmo que eu...

Imploro que não deixe a minha amizade!
Prometo amar-te em silêncio.
Ou melhor, juro que vou tentar te esquecer...

Mas se por acaso,
A distância estiver entre nós...
É porque, eu não deixei de amar você!


Coisas que se perdem
Lucas da Silva Patrício

Os garfos,
As flores,
As juras de amor,
A felicidade...
Assim como objetos... tudo isso se perde.

Mas não só os objetos se perdem,
Mas também o amor pelo outro em todas suas vertentes...
Se perde nas profundezas de uma alma dolorida.

A pessoa que a gente mais ama se perde, se vai
E leva com ela tudo...
Os garfos,
As flores,
As juras de amor,
A felicidade.

Principalmente a pessoa que a gente mais ama
Se perde nas profundezas da alma dolorida.

Nenhum comentário: