CORDEL DO REINO ENCANTADO


AUTOR: Francinaldo Oliveira
PATROCÍNIO: Associação Cultural Grupo Pedra do Reino
São José do Belmonte – PE.

Eu peço a Deus permissão
Pra mim sentir inspirado
Pra eu escrever no presente
O que houve no passado
E vou botar nas estrofes
Cordel do Reino encantado.

Cordel do Reino encantado
Nos trás admiração
Dos penedos mais autênticos
Num recanto do Sertão
Onde se encontra encantado
O Rei Dom Sebastião

O Rei Dom Sebastião
Portugal seu horizonte
Devido a outras tragédias
Desprezou sua fonte
E se encantou entre as pedras
De São José do Belmonte

Fez das pedras sua fonte
Por isto eu adimirei
Quem vai lá pra ver as pedras
Fica admirado eu sei
O sol lá ao nascer brilha
Como quem ta vendo o rei

Desde quando eu escutei
Tive curiosidade
De ver as pedras de perto
Cresceu a minha vontade
Quando eu vi acreditei
Que o que houve foi verdade

Diz aquela antiguidade
Quando tudo acontecia
Tinha outro falso rei
Que por lá aparecia
Que aquele João Antonio
Pra se casa com Maria

Pensando que casaria
Nesta falsificação
Pra arranjar sua noiva
Pra fazer sua união
Dizia que ali estava
O Rei Dom Sebastião

Inda seguiu multidão
Praquele dito ambiente
O casamento marcado
João Antonoi contente
Mas só que a hora chegou
E o Rei não surgiu em frente

Tudo botaram na frente
Do falso Rei trapaceiro
Lavaram as pedras com sangue
Foi o maior desespero
Pra ver Dom Sebastião
Que era o Rei verdadeiro

João fingiu o tempo inteiro
Matou todos na jornada
Restam hoje as duas pedras
Cada uma bem formada
E em maio junto delas
A missa e a cavalgada

Hoje resta a cavalgada
Que faz com muito ensaio
Se sai cedo da cidade
Antes que o sol mostre seu raio
Com esta completam nove
Feitas pelo mês de maio

Ultimo domingo de maio
E a comemoração
Da cavalgada mais linda
De todo nosso Sertão
Meus parabéns a quem vem
E a toda associação

FIM

Arquivo original disponível no Memorial da Pedra do Reino em São José do Belmonte – PE.

Nenhum comentário: