O natal: na minha opinião


É comum nessa época do ano ouvimos de muita gente que, no natal, temos que ser solidários, ajudar o próximo, ver Jesus nascendo em cada um que passa.
Na minha opinião, o Natal não deixa de ser um feriado como outro qualquer. Se tivermos que ser solidários, ajudar as pessoas for pessoas boas e praticar boas ações. Por que não fazer durante os outros onze meses do ano? No mês de novembro, por exemplo, é uma boa época para se enxugar as lágrimas de uma pessoa que chora a morte de um de seus entes.
Segundo Dennis Allan[1], teógolo e editor de estudos Bíblicos, “O Natal não é mencionado nenhuma vez nas Escrituras. Todos os anos, em todo o mundo, algumas pessoas guardam o dia escolhido pelos homens para comemorar o nascimento de Jesus. A Bíblia não revela a data do nascimento de Cristo, nem mesmo o número de magos que o visitaram em Belém. As Escrituras não autorizam uma comemoração especial na igreja, nem um dia santo para comemorar o nascimento de Jesus. Evidentemente, a Bíblia não dá aprovação ao materialismo egoísta, tão comum nessa época do ano”.
De acordo com essa afirmação, podemos perceber que nem mesmo as escrituras, que orientam a vida da maioria da população mundial, estão de acordo com o que se passa nessa época e que tudo que se faz é por conta dos homens que, como vemos, fazem do que era pra ser uma época de solidariedade para com os outros, simplesmente um suporte para se ter lucros. Sabemos, que o próprio Jesus abomina o comércio como pode ser visto nos evangelhos quando acaba com o comércio dentro do templo, lugar de oração.
Ainda de acordo com que Dennis Allan escreve, “Hoje, precisamos imitar os magos, que procuraram tão esforçadamente encontrar Jesus. No Natal, quando muitas pessoas mostram uma religião superficial e falam sobre um Jesus desconhecido para elas, nós devemos lembrar que é possível ser só cristãos, seguidores de Jesus. Não devemos ensinar ou defender doutrinas. Temos que simplesmente seguir a Jesus e encorajar outros a fazerem a mesma coisa”.
Natal vai muito além de uma ceia ou de um presépio montado na sala embaixo de uma árvore. O natal antecede a transição de anos. Vai-se o ano velho e chega um ano no novo, uma página em branco em nossa vida onde teremos a chance de corrigir os erros cometidos no ano que se passou. Não devemos nos apegar as coisas materiais que a mídia e o mercado jogam em nossa cara, mas perceber que o “nascimento do menino” pode simbolizar o acontecimento de muitas realizações na vida de cada um de nós.



[1] Disponível em http://www.estudosdabiblia.net/bd412.htm acessado em 26/12/2008.

Luiz Severo

Nenhum comentário: