LDB ATUALIZADA E RESUMIDA PARA CONCURSO


A estrutura da LDB
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional tem 92 artigos, divididos em 9 títulos. São eles:
1.   Da Educação.
2.   Dos Princípios e Fins da Educação Nacional.
3.   Do Direito à Educação e do Dever de Educar.
4.   Da Organização da Educação Nacional.
5.   Dos Níveis e das Modalidades de Educação e Ensino.
6.   Dos Profissionais da Educação.
7.   Dos Recursos financeiros.
8.   Das Disposições Gerais.
9.   Das Disposições Transitórias.
A LDB disciplina a educação escolar e orienta os princípios de funcionamento da educação no país. Por isso é tão cobrada em concursos públicos na área de educação.

Os princípios da Educação

Boa parte das questões de concurso sobre a LDB focam na parte principiológica da Lei. Detalhes mais específicos (como o financiamento da educação) dificilmente caem.
Se você entender o “espírito” da LDB já tem boas chances de acertar questões. Por isso vale a pena conhecer os Princípios e Fins da Educação, que são 13:
  • Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
  • Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber.
  • Pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas.
  • Respeito à liberdade e apreço à tolerância.
  • Coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.
  • Gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais.
  • Valorização do profissional da educação escolar.
  • Gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino.
  • Garantia de padrão de qualidade.
  • Valorização da experiência extra-escolar.
  • Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.
  • Consideração com a diversidade étnico-racial.
  • Garantia do direito à educação e à aprendizagem ao longo da vida.
Como eu disse… Não precisa necessariamente memorizar cada princípio, mas compreender os valores que eles defendem.

Os deveres do Estado com a Educação
Para solidificar o entendimento do “espírito” da LDB, veja quais são os deveres do Estado com Educação:
  • Educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, organizada da seguinte forma: a) pré-escola; b) ensino fundamental; c) ensino médio.
  • Educação infantil gratuita às crianças de até 5 (cinco) anos de idade.
  • Atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, transversal a todos os níveis, etapas e modalidades, preferencialmente na rede regular de ensino.
  • Acesso público e gratuito aos ensinos fundamental e médio para todos os que não os concluíram na idade própria.
  • Acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um.
  • Oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do educando.
  • Oferta de educação escolar regular para jovens e adultos, com características e modalidades adequadas às suas necessidades e disponibilidades, garantindo-se aos que forem trabalhadores as condições de acesso e permanência na escola.
  • Atendimento ao educando, em todas as etapas da educação básica, por meio de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde.
  • Padrões mínimos de qualidade de ensino, definidos como a variedade e quantidade mínimas, por aluno, de insumos indispensáveis ao desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem.
  • Vaga na escola pública de educação infantil ou de ensino fundamental mais próxima de sua residência a toda criança a partir do dia em que completar 4 (quatro) anos de idade.
Se você estudar e compreender essas obrigações do Estado e os princípios, certamente terá um bom desempenho nas questões da sua prova.
Mesmo quando não souber exatamente o que pede a questão, ficará muito mais fácil respondê-la.
Infográfico com a LDB atualizada e resumida
Para ajudar a entender melhor a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, veja o infográfico a seguir, com a LDB atualizada e resumida:


Como todo resumo, o infográfico traz apenas alguns insights para você relembrar e iniciar o aprofundamento na LDB.

Questões de concurso resolvidas
Agora vamos ver na prática como a LDB é cobrada em questões de concursos que aconteceram recentemente.
QUESTÃO 01/UFMG/2018
Segundo o Artigo 3º da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios, EXCETO:
a) Consideração com a diversidade étnico-racial.
b) Garantia de padrão de qualidade.
c) Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
d) Vinculação entre educação social, o trabalho e as práticas escolares.

QUESTÃO 02/SELECON/2018
O Artigo 13 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, no Título IV – Da Organização da Educação Nacional, trata das incumbências dos docentes. Dentre estas, estão:
a) colaborar com as atividades de articulação da escola com a Secretaria de ensino fundamental do MEC; baixar normas complementares para o seu sistema de ensino.
b) zelar pela conservação do patrimônio público e conscientizar a comunidade; administrar recursos materiais e financeiros do seu município.
c) elaborar e executar políticas e planos educacionais nacionais; coletar e analisar informações sobre educação superior.
d) participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino; zelar pela aprendizagem dos alunos.

QUESTÃO 03/UFRJ/2017
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional, no que dispõe sobre a organização da Educação Básica, estabelecem-se como critérios de verificação do rendimento escolar os seguintes itens, EXCETO:
a) a possibilidade de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar.
b) a possibilidade de avanço nos cursos e nas séries mediante verificação do aprendizado.
c) a avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos quantitativos sobre os qualitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais.
d) o aproveitamento de estudos concluídos com êxito.
e) a obrigatoriedade de estudos de recuperação, de preferência paralelos ao período letivo, para os casos de baixo rendimento escolar, a serem disciplinados pelas instituições de ensino em seus regimentos.

QUESTÃO 04/FGV/2017
O inciso VIII do artigo 12 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional traz a seguinte redação:
VIII – notificar ao Conselho Tutelar do Município, ao juiz competente da Comarca e ao respectivo representante do Ministério Público a relação dos alunos que apresentem quantidade de faltas acima de cinquenta por cento do percentual permitido em lei.
O gestor escolar, quando se vê diante de um aluno com muitas faltas, deve, primeiramente:
a) aguardar que o aluno atinja a metade do número máximo de faltas estabelecido por lei e notificar as autoridades competentes;
b) conversar com os professores para que eles sejam menos rígidos e flexibilizem as marcações de faltas no diário de classe;
c) convocar a família antes que o aluno atinja o percentual apontado, buscando resolver o caso dentro da escola;
d) consultar outros membros da comunidade escolar, que não os responsáveis legais, a fim de obter informações sobre o motivo das faltas que possam respaldar processos judiciais contra esses responsáveis;
e) elaborar documento que regulamente a legislação dentro da escola, tratando as faltas de maneira mais rígida que a lei.

QUESTÃO 05/IBFC/2017
Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394 de 1996), não é um dos princípios à ministração do ensino:
a) Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola
b) Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber
c) Coexistência de instituições públicas e privadas de ensino
d) Gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino
e) Valorização uníssona da experiência intra-escolar

GABARITO

01 “D”
02 “D”.
03 “C”.
04 “C”.
05 “E”



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