ATIVIDADE DE ARTES/DANÇA

Colégio Adahil Barreto, Iguatu – CE
ATIVIDADE DE ARTES/DANÇA
prof. luka severo

ALUNO: _____________________________     Nº________   8º ANO: ________


1- A Dança pode ser classificada nos seguintes gêneros: de espetáculo, étnicas, folclóricas, salão e criadas pela indústria cultural, a partir desse pressuposto relacione as questões abaixo:

( 1) Dança de espetáculo
(2) Dança de salão
(3) Dança étnica
(4) Dança folclórica
(5) Dança da Indústria Cultural

(  ) Essas danças vêm e vão embora, de acordo com os interesses comerciais das gravadoras e meios de comunicação.
( )  Os dançarinos organizam-se conforme sua posição social e a coreografia reflete o modo de vida da época, por meio de passos diferenciados, seqüenciados e com muita elegância.
( ) Encontramos no Brasil um repertório variado dessa dança, que acontece em todas as regiões do Brasil, porém com maior incidência em lugares do interior ou do litoral, nas festas, colheitas, datas importantes e comemorações religiosas.
(  ) Essa dança retrata a cultura de um
povo, suas crenças, seus costumes, sua vida.
(  ) É elaborada por profissionais e apresentada para um grupo de pessoas.

 2- O Balé surgiu no período do Renascimento, primeiro era dançado pelos nobres na corte, mais tarde foi levado para os palcos tornando-se dança de espetáculo, sobre esse estilo de dança podemos afirmar que:

a) É um tipo de dança atual, mesmo tendo sido criado no Renascimento permanece até hoje nos palcos, seus movimentos de deslocamento são pesados e seu tempo é de acordo com o espaço utilizado.

b) A formação inicial dessa dança é sempre igual, já que seus movimentos são fixos, sem possibilidades de novas criações e mudanças de tempo.

c) O Balet com os seus movimentos fixos aplica seus  conceitos a partir de danças folclóricas da época da renascença, sendo assim qualquer pessoa pode executá-la.

d) Se utiliza de diversos deslocamentos  como salto e giro; a rotação também é variada com torção do corpo inteiro, o espaço para sua apresentação deve ser adequado a dança e seus movimentos dão a impressão de um flutuar.

e) Todas as alternativas estão corretas.

3 - “Anterior ao surgimento dessa dança, a dança clássica era a maior expressão artística do movimento corporal nos palcos do mundo com sua estética de elevação, equilíbrio, harmonia, elegância e graça, utilizando passos preexistentes. Esse novo estilo que surge vem produzir uma estética de movimentos baseada nas ações cotidianas do homem contemporâneo, considerando seu histórico sociocultural e afetivo.” A que estilo de dança o texto se refere?

A) DANÇA MODERNA.
B) DANÇA DE RUA.
C) DANÇA DE SALÃO.
D) SAPATEADO.
E) DANÇA DE ESPETÁCULO.

4- Relacione o estilo de dança com o respectivo gênero correspondente:

(1 ) Ballet; Sapateado;  Dança Moderna.
( 2) Tango; Valsa.
( 3) Caxiris
( 4) Axé-music
(5) Frevo
(    ) Dança Étnica
(    ) Dança Folclórica
(    ) Dança Espetáculo
(    ) Dança de salão
(    ) Dança da Indústria Cultural


5- Descreva, com suas palavras, a evolução da dança desde sua criação na pré-história até os dias de hoje, tendo como base sua aplicabilidade (rituais; entretenimento..) e elementos formais (formação inicial; deslocamento..).
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

fonte: http://canaldaarte.blogspot.com.br/2012/05/prova-de-arte-danca.html

Nenhum comentário: