LISTA DE LIVROS PARA O PROJETO LITERÁRIO

Sugestões de Livros a Serem Trabalhados

 

6.1 – O Assassinato de Roger Ackroyd
Autor: Agatha Christie
Esse livro de suspense, considerado uma literatura mais popular, é uma ótima opção para o início do ano. As pessoas não conseguem parar de ler porque querem descobrir logo quem é o assassino. Geralmente, quem lê este, acaba comprando outros, como O Caso dos Dez Negrinhos e O Assassinato no Expresso do Oriente, da mesma autora.

6.2 – Senhora
Autor: José de Alencar
Nesta importante obra do Romantismo brasileiro, José de Alencar faz uma crítica à sociedade do Rio de Janeiro na segunda metade do século XIX.  É um romance social que os jovens já conseguem ler, mas pode ser lido em qualquer idade.

6.3 – A Hora da Estrela
Autor: Clarice Lispector
Apesar de ter uma linguagem acessível, é bastante profunda e irônica. É importante não se ater apenas à história narrada, mas explorar também a personalidade e o perfil psicológico construído pela autora para cada personagem. A Hora da Estrela é um dos poucos trabalhos da escritora que se atém mais aos fatos do que à subjetividade intimista.

6.4 – Morte e Vida Severina
Autor: João Cabral de Melo Neto
Link para baixar:
Este grande poema social narra a história de retirantes nordestinos que vêm a São Paulo tentar a vida, passando por uma série de desilusões. É um poema triste, que deixa a mensagem de que devemos cultivar a esperança.

6.5 – Os Escravos
Autor: Castro Alves
Esta obra reúne vários poemas do autor, inclusive o mais famoso deles – Navio Negreiro. Na escola, essa poesia social costuma ser trabalhada com o professor de História, ao estudar a escravidão no Brasil. Os poemas contidos nesse livro foram influenciados pelos ideais libertários do francês Victor Hugo. Castro Alves foi um dos precursores da temática negra na literatura brasileira.

6.6 – Os Lusíadas
Autor: Rubem Braga
Este livro de Rubem Braga ajuda a compreender melhor a obra de Camões. A adaptação da obra de Camões, feita pelo brasileiro, é ideal para quem não está familiarizado com o estilo do escritor português.

6.7 – Capitães de Areia
Autor: Jorge Amado
O livro trata o amor de forma poética e infantil, mas não deixa de encantar também jovens e adultos. Escrito na primeira fase da carreira de Jorge Amado, a obra tem como temática principal as injustiças sociais. A história do bando de meninos de rua foi baseada em fatos reais.

6.8 – Venha Ver o Pôr-do-Sol
Autor: Lygia Fagundes Telles
Lygia é uma grande escritora, seus textos são muito bem escritos e fáceis de entender. Seus contos começam tranquilos e vão aguçando a curiosidade do leitor até chegar ao clímax.


Nenhum comentário: