Origem do dia da mentira


Existem inumeras histórias que tentam explicar o porque de o dia 1º de Abril se tornar o popular Dia da mentira. A explicação mais popular seria a que essa brincadeira teria se iniciado na França. No inicil do século XVI, o ano se iniciava não no dia primeiro de Janeiro como hoje é habitual, mas sim no dia 25 de março, essa data também dava inicio da chegada da primavera e as festividades se estendiam por uma semana e terminavam no dia 1º de Abril.
Mas isso viara mudar no ano de 1564, com a adoção do calendário gregoriano onde então o rei Carlos IX de França determinava que o ano novo seria comemorado no dia 1 de janeiro. Houve muita resistencia por parte de alguns franceses que continuaram, seguindo o antigo calendário. Foi que alguns “engraçadinhos” começaram a gozar da cara dessas pessoas e criaram as plaisanteries que eram brincadeiras onde eles mandavam convites convites paras festas que não existiam e e pesentes estranhos.
Já No Brasil, o “ dia da mentira” foi difundo em Minas Gerais, onde foi veiculada em 1º de abril de 1848, a noticia da morte de Dom Pedro, mas para a tisteza dos divulgadores a noticiafoi desmentida no dia seguinte. O artigo intitulado “A Mentira” foi divulgado pela ultima vez no dia 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.


Luiz Severo.

Nenhum comentário: