O desmatamento causa conseqüências a todos


Cada dia percebe-se que as florestas de todo o mundo estão sumindo. Com a expansão do desmatamento muitas espécies de plantas e animais correm o risco de entrar em extinção por não ter espaço não podendo assim desenvolver o seu ciclo natural de vida. A destruição das matas, causada principalmente pelas ações do homem com o desejo de ampliar seu espaço, acarreta muitas outras conseqüências não só as plantas e animais, mas também a nós seres humanos.
A Amazônia é uma das mais belas riquezas mundiais e boa parte dela está em nosso país. Infelizmente essa riqueza está sendo jogada fora, sendo destruída frente aos nossos olhos de uma maneira desenfreada, segundo o Greenpeace, quase 20% da área florestal já foi destruída. Com o crescimento das indústrias a ocupação dos espaços que antes eram florestais se torna cada vez mais real. Quanto mais cresce a indústria, cresce a poluição e interfere na vida natural dos seres que necessitam daquele espaço para sobreviver. Desmatar significa desocupar uma área que antes era habitada por animais e plantas que, em muitos casos. É quase que comum vermos o noticiário publicar que animais invadem ruas e até casas pondo a vida das pessoas em risco. Isso só acontece quando a vida deles também está em risco. Eles se sentem ameaçados e assim, vão à procura de sua sobrevivência. Ao contrario do que se pensa, desmatando estamos causando males não só aos irracionais e as plantas, mas também a nós já que as plantas contribuem bastante para nossa respiração.
Apesar de ser claro, parece que ainda não foi entendido o fato de que desmatar prejudica tanto a fauna e flora quanto ao homem. Portanto, faz-se necessário políticas publicas de conscientização que enfatizem não só o fato de que desmatar danifica as matas, mas que também enfatizem quanto esse ato pode danificar a vida humana.


Luiz Severo.

Nenhum comentário: