Introdução: a ideia inicial
Assim
como existem diversas interpretações de uma obra de arte, existem diversas
possibilidades de releituras dessa obra (CORES E MATRIZ, 2009). Nesse caso,
para se fazer uma releitura está relacionado a ter uma compreensão mais apurada
da obra..
Importante:
Reler uma obra não é apenas reproduzi-la, exercitar a criatividade. Não devemos
nos ater a mesma técnica usada pelo artista na obra original. Nesta
perspectiva, este projeto trabalha a percepção do aluno para que ele possa
utilizar outras (a que mais se identifica, de preferência) formas de expressão
artística, seja: o desenho, a escultura, a fotografia ou a colagem, deixando-o
livre para que crie algo novo, mantendo um elo com a fonte que serviu de
inspiração.
Desenvolvimento: a metodologia
O
objetivo principal é despertar nos alunos o interesse pelas artes e fazer
perceber como ela está presente no nosso dia a dia. O mesmo deverá culminar na
exposição das obras produzidas pelos alunos. No primeiro momento o professor levará para a sala exemplos de
outras releituras já feitas; fará uma aula expositiva acerca do conceito de releitura
de obras, definirá como será feita essa releitura (através de fotografia,
escultura, colagem) e estimulará cada aluno a produzir a sua (no caso apresentado abaixo, eu escolhi trabalhar a partir da fotografia). Nesse momento é
importante deixar o aluno à vontade para escolher a obra, ou imagem que mais o
atrai. No segundo momento o
aluno apresentará a imagem escolhida, e uma pesquisa feita a respeito da mesma:
autor, contexto histórico e cultural da mesma, técnica usada para sua produção,
etc. No terceiro momento, haverá
a produção dessa releitura. O professor ficará à vontade para decidir se cada
aluno/equipe faz em casa ou se as produções acontecerão em sala. É importante
perceber que se a produção necessite de um tempo mais demorado, o professor
realize em formato de oficinas e registre o processo de criação também.
Conclusão: a socialização do
processo
No
quarto momento, deve-se
organizar a exposição dos trabalhos e dar um momento para que eles possam
expressar tanto o motivo da escolha de cada imagem, quanto como se deu o
processo de criação da releitura. Dessa forma exercita-se discussão sobre Arte
na Escola, bem como a formação de plateia.
VEJA, ABAIXO OS TRABALHOS PRODUZIDOS PELOS ALUNOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário