Trabalhando Escrita Autoral, Improvisação Teatral a partir das Experiências Individuais


Professor Luka Severo
Alunos do 6º Semestre do Curso de Pedagogia da UNIFIC – Iguatu, CE.


O espaço escolar é o lugar onde passamos a maior parte do dia, bem como onde podemos nos relacionar com grande parte da representação cultural de nosso bairro, cidade, etc.  Atualmente percebemos que as relações sociais estão cada vez mais líquidas – sem consistência, o que dificulta o processo ensino-aprendizado em suas mais variadas faces.
Diante disso, este projeto visa fazer com que os alunos percebam-se como seres individuais, mas ao mesmo tempo modificados e modificadores pelo/do meio em que estão inseridos.

Ao mesmo tempo em busca a prática da leitura e escrita autoral, este trabalho proporciona ao aluno desenvolver o senso crítico e a improvisação cênica. O mesmo é dividido em quatro passos descritos abaixo detalhadamente. Em seguida apresento o resultado do que foi desenvolvido com os alunos da turma do 6º Semestre de Pedagogia da UNIFIC – Iguatu, CE.


Passo a Passo

1º Passo: Entregue um pedaço de papel em branco a cada participante. Cada aluno terá que fazer um desenho a seu gosto. Explique que ele pode desenhar o que ele quiser, mas na perspectiva de que este desenhos será um personagem de uma história. Peça que recorte o desenho.
2º passo: Divida o grupo em equipes. A maneira para divisão fica a critério do orientador.

3º Passo: Em equipe, peça que criem um história que envolva todos os personagens do grupo, com um enredo que também pode ser a critério do gruopo.
4º Passo: A apresentação da história pode ser também a critério de cada equipe. Neste evento em especial, eu pedi que cada equipe fizesse um registro em vídeo onde o grupo poderia escolher se encenava o personagem criado ou se deixaria que o desenho fosse o foco, mas todo optaram pela dublagem dos personagens.
A seguir você pode conferir os registros dos desenhos criados pelos alunos bem como os vídeos e os textos.

Equipe 01
As Aventuras dos Animais
Em um belo dia, o garoto Cebolinha saiu com seu cachorro para passear e chamou também seu amigo Mickey, para o bosque explorar.
No meio do bosque havia uma linda coruja que não parava de cantar.
Em seguida se encontraram com uma linda borboleta que estava por lá a voar.
Perceberam que próximo ai rio tinha um belo peixe a nadar, quando de repente uma garota muito danada que tentava o pequeno peixe devorar, então um cisne ao ver aquela cena veio o peixe a salvar.


Equipe: Sheyla da Silva Vieira / Marcos Dias da Costa / José kerlon F. de Oliveira / Iluska Pereira dos Santos / Franciclelma Gonçalves de Jesus / Jamily Vieira Leal / Tamiris Caitano do Carmo / Francisca Pereira de Oliveira

Equipe 02
Bela e Sua Floresta
Era uma vez, uma menina Chamada Bela, que vivia em uma floresta encantada. Lá existiam vários animais de sua estimação, como o porco Chico, que vivia fuçando toda a floresta.
Tinha também o tamanduá Band, que vivia atormentando a vida nos formigueiros.
O gato Mimi, que não desgrudava do seu pé sendo seu amigo mais fiel.
Tinha também uma borboleta chamada Mel. Era muito tranquila e vivia exibindo suas lindas cores além de proporcionar uma leveza muito grande.
Mas o maior sonho de Bela, era possuir em sua floresta, um unicórnio muito colorido.
Certo dia, Bela resolveu fazer um passeio e reuniu todos os seus amiguinhos passeando pelo jardim colorido. Ela deitou-se e admirou um lindo arco-iris no céu, e de repente, em seu mundo de fantasia, viu saindo do arco-íris um lindo unicórnio colorido que tanto sonhava.
Assim, o unicórnio que fazia parte dos seus sonhos passou  a fazer parte da sua realidade.
E todos foram felizes para sempre.

Ana gisely / Tamiry Araújo / Suerlane Medeiros / Marilene Maria / Gisele Sobreira / Virna Ferreira / Daniel Sales / Maria Auricélia Alves


Equipe 03
O Sonho de Liz
Era uma vez, uma menina sem cor que tinha sonhos coloridos e imaginários. Sempre nos seus sonhos Liz tinha um personagem que acompanhava nas suas aventuras: o famoso Bob Esponja.
Em um dos seus sonhos, Liz imaginou que estava em uma viagem numa linda combi, quando de repente ela avistou uma mula sem cabeça. Liz ficou com muito medo, mas de imediato lembrou que estava com seu amigo Bob Esponja. Mas como seu amigo também não era muito corajoso saiu correndo desesperado com medo.
Quando de repente caíram em um lago com peixes onde se divertiram e brincaram e brincaram. No meio da brincadeira Liz escutou uma forte buzina de um caminhão, onde acordou do seu sonho e voltou para a realidade do seu mundo sem cor.


Equipe: Viviany Vieira de Souza / Amanda Victor Ferreira / Cicera Gomes Nascimento / Josileuda Basilio de Melo / keline Carlos do Nascimento / Regiane Alves Pinheiro.

Equipe 04
O Castelo Mágico
Em um lugar bem muito distante daqui, existia um garoto chamado Harry.
Harry queria construir um lindo castelo mágico para que ele pudesse brincar com seus dois melhores amigos.
Mônica e João eram seus dois melhores amigos.
Coma  a ajuda de seus amigos, Harry pegou sua varinha e construiu seu lindo castelo mágico com tijolos brilhantes mágicos e um lindo jardim com lindas flores mágicas e falantes.
Eles estavam tão felizes que brincaram muito até cansar.
Mas eles queriam percorrer o castelo todo, embora cansados já estavam.
Então, Harry teve uma brilhante ideia e fez um feitiço e criou um carro, um carro magico que andava sozinho. Todo se divertiram muito com o carro magico percorrendo todo o castelo.
Harry e seus amigos viveram felizes para sempre no castelo mágico com tijolos brilhantes e flores falantes.
Fim.

Equipe: Macelio Alves Silva / Amanda Bruna Vieira / Ana Luiza Rodrigues  / Geralda Pereira / Lidia Luzia / Helio Araújo de Mendonça.


Equipe 05
Saci Aventureiro

Era uma vez um Saci aventureiro, que vivia na floresta e tinha como companheiro um cacho chamado Pitôco, só que o saci era muito curioso e gostava de compartilhar suas curiosidades com seu companheiro Pitôco.
Certo dia, os dois resolveram sair um pouco da floresta e fazer uma visitinha ao mar, e de repente, se depararam com grande ondas de água, mas naquelas ondas existiam um imenso cardume de peixes. Ele se encantaram com aquela visão.
Ao saírem daquela linda visão, se depararam com um imenso parque onde existia uma grande fachada colorida de esmalte rosa pink onde estava escrito: AQUI TEM FOCAS, BORBOLETAS, E VÁRIOS OUTROS ANIMAIS.
Depois dessa grand aventira o saci e o Pitôco voltaram para floresta felizes e emocionados, nesse dia de aventura eles fizeram muitas descobertas.

Equipe: Ana Gisey / Taminy Srsújo / Suerlane Medeiros / Marilene Maria / Gisele Sobreira / Virna Ferreira / Daniel Sales / maria Auricelia Alves



Nenhum comentário: