ATIVIDADE EM SALA DE AULA DA DISCIPLINA LÍNGUA INGLESA

Trabalhar a esta disciplina, na rede pública, acaba de tornando um desafio constante, principalmente quando não se tem a formação adequada para tanto. No entanto, apresento uma experiência vivenciada por mim em sala de aula, simples, mas possível de ser realizada. Esta prática se baseou na música Imagine - John Lennon, no entanto podemos usar uma que esteja no cotidiano da sala.

PROCEDIMENTO/METODOLOGIA: Na primeira aula me preocupei em apresentar aos alunos o clipe original disponível na internet - Youtube. Acho esse momento importante, pois muitos dos alunos não conhecem determinado artista e este é um momento muito importante para que isso aconteça. Apresentei o clipe, e contextualizei os elementos que estavam aparecendo nele, bem como deixei que eles identificassem os que eles identificavam e /ou achavam interessante. Este momento eles vão sempre fazer uma comparação entre os clipes que eles são acostumados a ver e este.
Na segunda aula, levei um vídeo de Karaokê, também disponível na internet – Youtube e distribui as cópias da letra para a turma (na mesma folha estavam a letra em inglês e sua tradução em português). A intenção era que eles cantassem ou cantarolassem a música. Em seguida pedi que eles criassem uma versão/paródia com o tema Fim de Ano.

Objetivos: Identificar o gênero da música; identificar a ideia principal do texto por meio de cognatos e de palavras do universo dos alunos, tendo a música como suporte para refletir sobre a mensagem de paz no mundo ;explorar elementos fonológicos da língua inglesa; desenvolver e praticar as habilidades do listening, reading, speaking e writing e ampliar o vocabulário .

Duração: 2 aulas de 50 minutos | Disciplina: Língua Inglesa | Conexões interdisciplinares: Língua Portuguesa, Inglês, História e Artes | Recursos: Uso de TV, Celular.

Avaliação: Os alunos serão avaliados pelo envolvimento da aula, compromisso, comportamento, participação e desempenho no trabalho em equipe.

Abaixo apresento o registro visual de um dos trabalhos produzidos, bem como a letra criada a partir da música original e do tema proposto por mim em sala.



UM COITADO SONHADOR

Fim de ano ta chegando
Imagino eu passando
Mas o que posso fazer
Então eu vou pagar prá ver.

Minhas notas lá em baixo, e eu não consigo
Recuperar.

Imagina nós passando
Todo mundo recuperando
Mas só posso imaginar, pois
Nós vamos recuperar

Minhas notas lá em baixo, e eu não consigo
Recuperar.

Você pode dizer que eu sou
Um coitado sonhador
Que sonha em passar de ano
Mas só faz sonhar.

Você diz que eu sou o pior da sala,
Tiro notas baixas e eu vou reprovar,
Pois não consigo recuperar

Minhas notas lá em baixo, e eu não consigo
Recuperar.
Você pode dizer que eu sou
Um coitado sonhador
Que sonha em passar de ano
Mas só faz sonhar.

MÚSICA ORIGINAL: Imagine (John Lennon)

LETRA/INTÉRPRETES: Ana Lara, Paulo, Aline, Diego, Geovana, Ana Vitória, Ana Lívia, Leandra, Clarisse, Beatriz, Thaylson

Nenhum comentário: