COLÉGIO
Adahil Barreto - Iguatu, Ceará
Avaliação
de língua Portuguêsa
8º
Ano A ( ) B ( ) C (
)
data: 26/08/2016
Aluno: ______________________________________________nº_______
Professor: Luka
Severo.
Questão 1: Observe a frase:
“Marcos
enfrentou congestionamento no trânsito e perdeu o início da reunião.”
As
duas orações do período estão unidas pela conjunção “e”, que, nesse caso, além
de indicar ideia de adição, também indica ideia de:
a) condição.
b) oposição.
c) consequência.
d) adversidade.
Questão 2: No período: "Da própria garganta saiu um grito de
admiração, que Cirino acompanhou, embora
com menos entusiasmo", a palavra destacada expressa uma ideia de:
a) explicação.
b) concessão.
c) comparação.
d) modo.
Questão 3: Assinale a alternativa que possa
substituir, pela ordem, as partículas de transição dos períodos abaixo, sem
alterar o significado delas.
"Em (primeiro lugar), observemos
o avô. (Igualmente), lancemos um olhar para a avó.
(Também) o pai deve ser observado.
Todos são altos e morenos. (Consequentemente), a filha também será morena e
alta."
a) primeiramente, ademais, além disso, em suma
b) acima de tudo, também, analogamente, finalmente
c) primordialmente, similarmente, segundo, portanto
d) antes de mais nada, da mesma forma, por outro lado, por
conseguinte
Questão 4: Sobre as conjunções, é correto
afirmar:
a) As
conjunções são unidades linguísticas desprovidas de independência, ou seja, não
aparecem sozinhas no enunciado porque apenas introduzem a ideia de função
gramatical de um elemento.
b) As
conjunções são expressões modificadoras do verbo que apresentam uma ideia de
circunstância e atuam como adjunto adverbial em uma oração.
c) As
conjunções são palavras que podem ser utilizadas no lugar de um nome,
referir-se a ele ou acompanhar o nome com a intenção de qualificá-lo.
d) As
conjunções são unidades da língua que têm por finalidade reunir orações em um
mesmo enunciado, classificando-se em conjunções coordenativas e subordinativas.
Questão 5: “… e eu sou acaso um deles, conquanto a prova de ter a memória fraca…”;
a oração grifada traz uma ideia de:
a)
Causa.
b)
Consequência.
c)
Condição.
d)
Concessão.
Questão 6: "Não me aguardem, porque não poderei chegar a
tempo." Neste período a conjunção em destaque estabelece uma relação de:
a)
adição
b)
oposição
c)
alternância
d)
explicação
Questão 7: Na
frase “Quando ocorreu o encontro entre as civilizações pré-colombianas e
pré-cabralianas, os colonizadores foram capazes de superar a tragédia do
enfrentamento...”, a conjunção destacada pode ser substituída, sem
alteração de sentido, por:
a)
assim que
b)
contudo
c)
sempre que
d) à
medida que
Questão 8: Em: “Estudam, porém não trabalham”,
a oração destacada é:
a)
subordinada adverbial consecutiva
b)
coordenada sindética adversativa
c)
coordenada sindética conclusiva
d)
subordinada substantiva predicativa
Questão 9: Em: “... ouviam-se amplos bocejos,
fortes como o marulhar das ondas...” a partícula como expressa uma ideia de:
a) comparação
b)
explicação
c)
conclusão
d)
proporção
Questão 10: Assinale a sequência de conjunções
que estabelecem, entre as orações de cada item,uma correta relação de sentido.
1.
Correu demais, ____caiu.
2.
Dormiu mal, ____ os sonhos não o deixaram em paz.
3. A
matéria perece, ____a alma é imortal.
4. Leu
o livro, ____é capaz de descrever as personagens com detalhes.
5.
Guarde seus pertences, ____podem servir mais tarde.
a)
porque, todavia, portanto, logo, entretanto
b) por
isso, porque, mas, portanto, que
c)
logo,porém, pois, porque, mas
d)
porém, pois, logo, todavia, porque
Nenhum comentário:
Postar um comentário