ATIVIDADE AVALIATIVA PARA O 8º ANO DIA 26/08/2016

COLÉGIO Adahil Barreto - Iguatu, Ceará
Avaliação de língua Portuguêsa
8º Ano A (   ) B (   ) C (   )
data: 26/08/2016

Aluno: ______________________________________________nº_______
Professor: Luka Severo.

Questão 1: Observe a frase:

“Marcos enfrentou congestionamento no trânsito e perdeu o início da reunião.”

As duas orações do período estão unidas pela conjunção “e”, que, nesse caso, além de indicar ideia de adição, também indica ideia de:
a) condição.
b) oposição.
c) consequência.
d) adversidade.

Questão 2: No período: "Da própria garganta saiu um grito de admiração, que Cirino acompanhou, embora com menos entusiasmo", a palavra destacada expressa uma ideia de:
a) explicação. 
b) concessão.    
c) comparação.      
d) modo.       

Questão 3: Assinale a alternativa que possa substituir, pela ordem, as partículas de transição dos períodos abaixo, sem alterar o significado delas.

"Em (primeiro lugar), observemos o avô. (Igualmente), lancemos um olhar para a avó.
(Também) o pai deve ser observado. Todos são altos e morenos. (Consequentemente), a filha também será morena e alta."

a) primeiramente, ademais, além disso, em suma
b) acima de tudo, também, analogamente, finalmente
c) primordialmente, similarmente, segundo, portanto
d) antes de mais nada, da mesma forma, por outro lado, por conseguinte

Questão 4: Sobre as conjunções, é correto afirmar:

a) As conjunções são unidades linguísticas desprovidas de independência, ou seja, não aparecem sozinhas no enunciado porque apenas introduzem a ideia de função gramatical de um elemento.
b) As conjunções são expressões modificadoras do verbo que apresentam uma ideia de circunstância e atuam como adjunto adverbial em uma oração.
c) As conjunções são palavras que podem ser utilizadas no lugar de um nome, referir-se a ele ou acompanhar o nome com a intenção de qualificá-lo.
d) As conjunções são unidades da língua que têm por finalidade reunir orações em um mesmo enunciado, classificando-se em conjunções coordenativas e subordinativas.

Questão 5: “… e eu sou acaso um deles, conquanto a prova de ter a memória fraca”; a oração grifada traz uma ideia de:

a) Causa.
b) Consequência.
c) Condição.
d) Concessão.

Questão 6: "Não me aguardem, porque não poderei chegar a tempo." Neste período a conjunção em destaque estabelece uma relação de:

a) adição
b) oposição
c) alternância
d) explicação

Questão 7: Na frase “Quando ocorreu o encontro entre as civilizações pré-colombianas e pré-cabralianas, os colonizadores foram capazes de superar a tragédia do enfrentamento...”, a conjunção destacada pode ser substituída, sem alteração de sentido, por:

a) assim que
b) contudo
c) sempre que
d) à medida que

Questão 8: Em: “Estudam, porém não trabalham”, a oração destacada é:
a) subordinada adverbial consecutiva
b) coordenada sindética adversativa
c) coordenada sindética conclusiva
d) subordinada substantiva predicativa

Questão 9: Em: “... ouviam-se amplos bocejos, fortes como o marulhar das ondas...” a partícula como expressa uma ideia de:

a) comparação
b) explicação
c) conclusão
d) proporção

Questão 10: Assinale a sequência de conjunções que estabelecem, entre as orações de cada item,uma correta relação de sentido.

1. Correu demais, ____caiu.
2. Dormiu mal, ____ os sonhos não o deixaram em paz.
3. A matéria perece, ____a alma é imortal.
4. Leu o livro, ____é capaz de descrever as personagens com detalhes.
5. Guarde seus pertences, ____podem servir mais tarde.

a) porque, todavia, portanto, logo, entretanto
b) por isso, porque, mas, portanto, que
c) logo,porém, pois, porque, mas
d) porém, pois, logo, todavia, porque



Nenhum comentário: