CURRÍCULO ARTÍSTICO - ATUALIZADO

LUKA SEVERO


- Intérprete, (ator - 0001679 SRTE/CE) Pesquisador em Teatro Performático (Dança... Teatro... Performance..., Novas Tecnologias no Espaço Cênico);
- Fundador e diretor do Grupo Cícera de Experimentos Cênicos;
- Graduado em Licenciatura Plena em Teatro pela Universidade Regional do Cariri – URCA (TCC – Aquilo que lembro faz Corpo em Mim: A Relação CorpoMemoria nas Produções cênicas do Grupo Cícera de Experimentos Cênicos de Juazeiro do Norte – Prof. Marcela dos Santos Lima);
- Pós Graduado em Ensino de Artes: Técnicas e Procedimentos, pela Universidade Cândido Mendes – UCAM-PRÓMINAS (TCC – O Aprendizado em Artes Enfrentando as Dificuldades no/do Contexto Escolar – Prof. Jaqueline Barbosa Ferraz de Andrade );
- Membro do grupo de pesquisa em Dança, Teatro e novas tecnologias, sob a orientação da Prof. Ms. Marcela Lima dos Santos;
- Vivencia a pesquisa em Teatro agregando-a as novas tecnologias;
- Professor Efetivo de Artes da Secretaria de Educação do Município de Iguatu - CE.
- Professor Contratado de Artes no Instituto Randara Melo, Unidade de Iguatu - CE. 


TRABALHOS REALIZADOS NA TV CENTRO SUL

PROGRAMA ENTRE AMIGOS - CLIQUE AQUI

ENTREVISTAS DIVERSAS - CLIQUE AQUI


MONÓLOGO PARA TESTE

Filho da Coragem, Filho do Nordeste!

Vídeo 1

Vídeo 2

Indicado como ator Revelação 2017/2018 pelo SATED-CE


Vídeo da noite de entrega de comendas CLIQUEI AQUI



trabalhos produzidos

- 2001 (Setembro). 2011 (Junho) – Se Creres Serás Salvo (comédia). Texto e Direção. (Grupo Jovens Unidos a Nossa Senhora das Dores).
- 2002 (Julho) Cuida Bem de Mim. Intérprete. (Grupo Teatral Queiroz / Escola Professor Manoel de Queiroz, São José do Belmonte – PE.
- 2002 (agosto) / 2009 (dezembro): Em atividade como oficineiro de artes no Grupo de Convivência da 3º Idade Novo Horizonte de São José do Belmonte - PE
- 2009 (Maio). Ripray. (Sketche Teatral). Intérprete Criador. Festival Pernambuco Nação Cultural, São José do Belmonte – PE.

Ripray, é composta pela repetição de uma mesma cena várias vezes mas sempre de uma maneira diferente. Maneira que pode ser ensaiada ou sorteada no momento da apresentação pelos presentes. A repetição sempre é feita em cima de temas propostos pela plateia através de improvisação.

ELENCO: Luka Severo / Daniele Cardoso / Antonio Junior / Robson Farias / Aparecida Juvêncio / Claudinária / Everton / Daniel

Foto: Acervo pessoal

Vídeo no youtube

Vídeo: equipe de divulgação FPNC. (Acervo da Associação Cultural Pedra do Reino - Youtube)

- 2009 (Agosto) – “Apesar de tudo, valeu a pena”. Escrita no decorrer de oficina através das memoras dos belmontenses idosos do grupo de convivência Florecer, e conta a história da cidade de São José do Belmonte costurada por essas memórias.
- 2009 (Dezembro) – Espinhos do Sertão (espetáculo teatral). Intérprete. Diretor. Encerramento das atividades do Ponto de Cultura Pedra do Reino, São José do Belmonte – PE.

ELENCO: Luka Severo / Daniele Cardoso / Robson Farias / Antonio Junior



Fotos: Robson Farias - Acervo Pessoal (Catões Postais)

Vídeo no youtube

Vídeo: Arquivo Ponto de Cultura Pedra do Reino - Youtube
2009 (Dezembro) – Faces de Pernambuco (espetáculo de Dança). Direção. Encerramento das atividades do Ponto de Cultura Pedra do Reino, São José do Belmonte – PE.

2010  - Clarícias – a palavra que treme (processo de criação se estendeu no decorrer do ano), baseado livremente na biografia da escritora Clarice Lispector, estreou em 23 de setembro de 2011, porém teve seu fragmento de 16 minutos apresentado no evento “Cenas Breves” da Universidade Regional do Cariri pela Professora Marcela Lima, que é uma das orientadoras da pesquisa. Interprete Criador. (temporada SESC – Teatro Patativa do Assaré / Juazeiro do Norte – 23/09 a 01/10 de 2011. Temporada SCAC – Teatro Raquel de Queiroz / Crato – 07 a 09 de outubro de 2011). Intérprete Criador
Revela através da dança e do teatro uma trama inspirada na biografia da contista e romancista Clarice Lispector, embarcando em suas obras que ousavam desvelar por meio de seus escritos as profundezas do universo feminino, suas fragilidades, sua força e, sobretudo, sua condição de mulher, e é nesse ambiente transcendental que a obra de Lispector permeia o universo da consciência, das bifurcações na teia da vida e da unificação consciente das escolhas. Clarice Lispector, nascida na Ucrânia veio para o Brasil ainda criança e destacou-se, posteriormente, na   Literatura brasileira com diversos contos, romances e crônicas, a sua obra se destaca pela exaltação da vivencia interior e pelo salto do psicológico para o metafísico, Clarice produziu o encontro entre a consciência e o corpo em um estado de materialidade neutra. A Cia. Trás ao palco um espetáculo de encenação baseada e uma atmosfera profunda, de passeio pela essência intima das pessoas na busca consciente do supraindividual.
Claricias, carícias e carinho de Clarice, Lis de flor de lis e pector de falar através do coração Lispector, com palavras traduzidas em movimentos de corpos que tremem sutilmente  de encontro com a vida, mergulhados dentro de si mesmo e indo de encontro com o bicho, que dono de todas as nossas secretas nostalgias. ” (Dakini Alencar)
ELENCO: Dakini Alencar / Jussyanne Emídio / Luka Severo / Jayanne Diniz / Daniele Alvez



Foto: Orismídio Duarte

Vídeo no youtube


Vídeo: Acervo da Dakini Cia. de Dança - Youtube

O espetáculo “Claricias - a palavra que treme”, teve sua estreia em novembro de 2011 (porém teve um fragmento de 25 minutos apresentado no evento “ I Cenas Breves” da Universidade Regional do Cariri pela Professora Marcela Lima, que é uma das orientadoras da pesquisa) e ainda encontra-se em cartaz.
Temporadas do Espetáculo “Claricias – A Palavra que Treme”:
* Centro Cultural Banco do Nordeste – Juazeiro do Norte / CE – 15, 16 e 17 de Fevereiro de 2012.
* Teatro Raquel de Queiroz – Crato / Ce – 03 de Dezembro de 2011.
* Teatro Patativa do Assaré – SESC – Juazeiro do Norte / CE – 1 º Mostre-se, Pro Jovem Adolescente – 01 de Dezembro de 2011.
* Cine Teatro – Barbalha / CE – VII Festival Louco em Cena – Barbalha Cênica – 30 de novembro de 2011.
* Castelo Armorial do Reino Encantado – São José do Belmonte / PE - Evento Mulheres em Verso e Poesia – 23 de novembro de 2011.
* Teatro Raquel de Queiroz – Crato / CE – III Guerrilha do Ato Dramático Caririense – 19 de novembro de 2011.
* Teatro Raquel de Queiroz – Crato / Ce – 07, 08 e 09 de Outubro de 2011.
* Teatro Patativa do Assaré – SESC – Juazeiro do Norte / CE – 23, 24, 30 de Setembro e 01 de outubro de 2011.
* Universidade Regional do Cariri – URCA, campus Pirajá - I Cenas Breves – 25 de maio de 2011.


- 2011 (Março) – VC Desligou Sua Web Cam? (Espetáculo Performático). Intérprete Criador.
VC desligou sua Web Cam? Surge, inicialmente como ama performance de 06min. Nela eu buscava discutir a solidão que leva o individuo (mais especificamente o público homossexual) a buscar prazer (sexual, companhia, etc) nas redes sociais e salas de bate papo da internet. Em seguida, dando continuidade junto ao Grupo de Pesquisa Teatro/Dança e Novas Tecnologias da Universidade Regional do Cariri - URCA, coordenado pela Professora Ms. Marcela Lima dos Santos. Fui buscando novas possibilidades e senti a necessidade de problematizar não só a solidão que leva o indivíduo  a usar os serviços disponíveis na internet com relação a encontros sexuais, mas também as conseqüências que esses encontros e esse vício causa na vida desses usuários. Conseqüências essas que podem ser positivas (um namoro duradouro, uma amizade sincera e até casamento) ou negativas (não raramente ficamos sabendo pelos meios de comunicação, e até mesmo pela própria internet de casos de estupros, seqüestros, assaltos e até morte mesmo de pessoas que se conhecem pela internet). Durante a apresentação, eu entro ao vivo nas salas de bate papo e uso depoimentos reais de casos (positivos e negativos) acontecidos em decorrência desses encontros.




Fotos: Diego Linard

Vídeo no youtube

Vídeo: Acervo pessoal

FICHA TÉCNICA:
Elenco: Luka Severo
Texto, Direção: Luka Severo, Dakini Alencar.
Orientação de Pesquisa: Prof. Ms. Marcela Lima dos Santos.
Concepção Musical: Carlos Robério, Luka Severo.
Concepção de Sequencia Coreográfica: Luka Severo, Dakini Alencar.
Luz/projeção e Som: Kássia Kidman e Raimundo Lopes
Maquiagem e Figurino: Luka Severo.

-2010 - (agosto) - “Toque-me”  Intérprete Criador.

ELENCO: Stella Bonfim / Jéssica Lorena / Cirlaedna Pereira / Kelliane Estkthyny / Carla Emanuela / José Filho / Dakini Alencar / Jussyanne Emídio / Luka Severo / Wiarlley Spears / Michele Santos / Kássia Kidman / Weslley Sousa








Fotos: Acervo pessoal do Grupo


- 2011 (fevereiro) – “Abrupto” Intérprete Criador.

Abruto é um espetáculo que discute através do universo circense as dificuldade enfrentadas no dia a dia por cada individuo seja ele de qualquer classe social. Discute também a forma desrespeitosa que a população é tratada pelos políticos além de, com muito humor, passar uma mensagem de reflexão sobre quem somos, e para que servimos diante dos que detém o poder.
•Inicialmente desenvolvido como experimentação na Disciplina Linguagem Corpo Vocal, no Curso de Licenciatura Plena em Teatro da Universidade Regional do Cariri – URCA.  Atualmente está passando por uma remontagem apenas com parte do elenco, pois os demais tanto por questão de tempo quanto de não se identificar com a proposta não pode participar. Nesse nova fase eu assino a direção.

ELENCO: Dakini Alencar / Jussyanne Emídio / Kássia Kidman / Luka Severo / Wiarlley Spears / Weslley Sousa



Fotos: Acervo pessoal do grupo

 – “Psicose” (convidadoIntérprete Criador.
ELENCO: Dakini Alencar /  Luka Severo









Fotos: Acervo pessoal do grupo

 - “Abajur sem nenhuma luz” (convidadoIntérprete Criador.
ELENCO: Luka Severo / Edvania Martins / Cleilson Queiroz / Kelliane Estkthyny






Fotos: Acervo Pessoal do grupo

 – Um vôo para uma nova senhora Carrar. Intérprete Criador.
ELENCO: Stella Bonfim / Jéssica Lorena / Cirlaedna Pereira / Carla Emanuela /  Dakini Alencar / Jussyanne Emídio / Luka Severo / Wiarlley Spears / Kássia Kidman / Weslley Sousa.







Fotos: Acervo Pessoal do grupo


- CasaCorpoTempo Intérprete Criador.
“O Universo que me interessa investigar é a própria essência do que é a arte: a capacidade de o artistta reiventar o mundo.” Sonia Rangel.
Este trabalho teve como corpus gerador a leitura de Casa Tempo, livro de Sonia Rangel, artista plástica, atriz poetiza e professora da UFBA. O livro de poemas tem como constelações criativas os temas da morte, casa, tempo e amor. Fonte para a criação artística da disciplina de EVE I  como construto para elaboração dos elementos visuais do espetáculo adquiridos pelos alunos, durante o primeiro semestre de 2011.  diante disso, percebemos a importância de estar reformulando, aprofundando os estudos e remontando esse trabalho

ELENCO: Jéssica Lorena / José Filho / Dakini Alencar / Luka Severo / Luiza Martins / Weslley Sousa / Yarley Lima 
Orientação: Porf. Ms. Marcela Lima












Fotos: Diego Linard


 
– A Megera Domada. Intérprete Criador / Diretor
É uma livre adaptação do texto A Megera Domada de Wlilliam Shakespeare. O espetáculo de dança-teatro retrata a dura realidade de mulheres que são agredidas e violentadas dento de sua própria casa buscando despertar a reflexão sobre como estamos trabalhando a cidadania e os direitos e deveres dos cidadãos, no caso as mulheres, nas instituições sociais.
Na cena todos os elementos (desde o figurino dos atores até a forma como o público está disposto) estão dialogando de forma hibrida para que toda estória possa ser contada de maneira clara e atrativa buscando despertar a reflexão dos espectadores para a temática abordada, mas sempre deixando que cada um tire suas próprias conclusões (favoráveis ou contrárias) sobre o mesmo.
É uma dramaturgia costurada juntado a nossa contemporaneidade com a da personagem que dá titulo a obra de Shakespeare onde, através das palavras do autor contamos historias de mulheres oprimidas não apenas domesticamente, mas, sobretudo, socialmente que tem os seus direitos negados, mas suas obrigações cobradas. 
ELENCO: Luka Severo / Wiarlley Spears / Kássia Kidman / Nadja Naiana
Orientação: Cecilia Raiffer









Fotos: Diego Linard


O espetáculo “A Megera Domada”, teve sua estreia como encerramento da Disciplina de Dramaturgia I do Semestre 2011.1 do Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Regional do Cariri - URCA.

Temporadas do Espetáculo “A MEGERA DOMADA”:

Teatro SESC - Crato / Crato - CE, dentro da programação da I Semana Vendo o Gênero - 20 de Junho de 2012.
Universidade Regional do Cariri – URCA, campus Pirajá - VI Cenas Breves – 26 de novembro de 2011.
* Universidade Regional do Cariri – URCA, campus Pirajá - Finalização da Disciplina de Dramaturgia I, semestre 2011.1


Vídeo no youtube

Vídeo: Gp. Cícera de Experimentos Cênicos


- 2011 – Ser famosa, a qualquer custo. (Humor). Intérprete Criador. 

É um espetáculo de humor. Ele foi o ponto de partida para o nascimento da personagem Pandora Burton. Nele duas personagem (Pandora – Luka Severo e Claudete – Warley Spears) falam dos sonhos que tem de conseguir chegar ao topo da fama. Em uma briga de egos as duas vão falando sobre suas dificuldades e também da persistência de lutar pelo que deseja. Nesse aspecto busco discutir um pouco sobre a dificuldade da mulher se sentir inserida igualitariamente numa sociedade machista





Fotos: Diego Linard

ELENCO: Luka Severo / Wiarlley Spears
TÉCNICA: Kássia Kidman 

(2011) Se Creres Serás Salvo (comédia). Texto e Direção. (Grupo Cícera de Experimentos Cênicos).
ELENCO: Wiarlley Spears / Kássia  Kidman / Weslley Sousa / Tereza Mello / Bárbara Leite / Katia Barros / Max Petterson
Direção: Luka Severo











Fotos: Diego Linard

(2012) Rinoceronte (Espetáculo Teatral) Intérprete Criador. Espetáculo adaptado do texto Os Rinocerontes de Eugène Ionesco que mostra a transformação dos habitantes de uma cidade em Bestas é vista como crítica à alienação da sociedade contemporânea.

ELENCO: Carla Hemanuela / Cirlaedna Pereira / Jéssica Lorena / José Brito / Jussyanne Emídio / Stella Bonfim, Wiarlley Spears / Kássia  Kidman / Weslley Sousa / Dakini alencar / Luka Severo

Direção / Iluminação: Luiz Renato








Fotos: Diego Linard

Vídeo no youtube

Acervo pessoal do Elenco


 (2012) Retratos de Mulher (Dança-Teatro) Intérprete Criador (Dakini Cia. de Dança´Teatro e Grupo de Pesquisa Teatro/Dança e Novas Tecnologias (URCA) coordenado pela professora Ms. Marcela Lima dos Santos).
ELENCO: Dakini Alencar / Jussyanne Emídio / Luka Severo / Nadja Naiana / Jayanne Diniz
Direção: Prof. Ms. Marcela Lima














Fotos: Diego Linard

Vídeo no youtube

Vídeo: Acervo Pessoal


O espetáculo “Retratos de Mulher”, teve sua estreia oficial em Junho de 2012 (porém teve um fragmento de 20 minutos apresentado no evento “ IV Edição da Semana D da dança - II Festival Nacional da Dança do Cariri: Corpo, performance e política (18/04/2012), como Work in progress..

Temporadas do Espetáculo “RETRATOS DE MULHER”:

* Centro Cultural Banco do Nordeste – Juazeiro do Norte / CE – 28 de Julho de 2012.
* Teatro SESC - Crato / Crato - CE, dentro da programação da I Semana Vendo o Gênero - 22 e 23 de Junho de 2012.
* Teatro SESC Patativa do Assaré – Juazeiro do Norte / CE – 18 de Abril de 2012.


2013 – Quando nos encontramos foi tarde demais. Intérprete Criador / Diretor

Quando nos encontramos foi tarde demais - é um espetáculo que tem como ideia central discutir e problematizar, a questão do relacionamento amoroso entre os corpos, bem como o amor entre pessoas do mesmo sexo e em decorrência disso a infecção pelo vírus HIV. Acreditamos ser esse um assunto frequente e alvo de inúmeras polêmicas, bem como questões relacionadas ao crescente número das estatísticas relacionadas à contaminação através do HIV, com o intuito de buscar respostas através de depoimentos reais para inquietações que transpassam a vida de muitos jovens que hoje vivem, e muito bem, com o HIV/AIDS. Além disso, surge com esse projeto o desejo e a necessidade da pesquisa que busca possibilidades de trazer para a cena o hibridismo entre dança, teatro, música e mídias, tendo em vista que esta investigação vem sendo cada vez mais crescente e comum desde o inicio do século XX. A pesquisa se desenvolveu através dos princípios da Dança-teatro a fim de colocar em problematização as questões da relação homoafetiva (masculina e feminina) e a contaminação através do vírus do HIV atentando para a importância do diagnóstico precoce sob a visão de quem hoje convive com essa doença.

SINOPSE - Corpo que jorra o excremento da vida e da morte; que mancha o outro com o sangue do tempo que guarda as suas experiências. Corpo que penetra a carne com o prazer do encontro interminável; que é único em meio a tantos outro únicos derramados no chão ou aprisionados pelo invisível impenetrável. Corpo que nasce, que mancha, corpo que fica. (Luka Severo). 

ELENCO: Luka Severo / Wiarlley Spears / Leandra Nunes  / Thalles Eijan




 Fotos: Acervo pessoal

Vídeo no Youtube
Vídeo: Acervo Pessoal

O espetáculo “ Quando nos encontramos foi tarde demais”, teve sua pré-estreia na IV Semana da Calourada organizada pelo Centro Acadêmico do  Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Regional do Cariri - URCA.



Temporadas do Espetáculo:



* Universidade Regional do Cariri – URCA, campus Pirajá – IV Semana da Calourada – 19 – 02 – 2013.

*Centro Cultural Banco do Nordeste (Juazeiro do Norte - CE) – 17 – 04 – 2013.


- Pelejas de um Coração (comédia - teatro de rua): Gp. SAI NA RUA E TEATRO





SINOPSE:  Pelejas de Um Coração é um espetáculo livremente inspirado na obra "Torturas de Um Coração" do mestre Ariano Suassuna. A história de quatro mulheres apaixonadas e um só coração. Quem vencerá? A lei, a valentia, a sensualidade ou a inteligência?

ELENCO:
 Luka Severo | Erlandia Benevides | Tereza Melo | Davi Bandeira  | Penha Ribeiro.
TÉCNICA: Wiarlley Spears.
ENCENAÇÃO: Cirlaedna Pereira.

TEMPORADAS DO ESPETÁCULO

- O espetáculo PELEJAS DE UM CORAÇÃO teve sua estreia no dia 15 de Junho de 2013, dentro da programação da Mostra Didática do Centro de Artes Retora Violeta Arraes de Alencar da Universidade Regional do Cariri - URCA. O mesmo foi fruto da Disciplina de Encenação III de Cirlaedna, criado como pré-requisito para a aprovação da mesma no Curso de Licenciatura em Teatro.



- 10 e 11 de Março de 2015 no SESC -Iguatu, CE, dentro da programação da Semana se Artes Cênicas de Iguatu.
- 12 de Junho de 2015, no Sítio Baixio das Palmeiras dentro da programação do Circuito Patativa do Assaré, promovido pelo SESC - Crato.
14 de junho de 2015, Centro de Artes e Esportes Unificados - CEU da cidade de Barbalha - CE.

Vídeo no Youtube (acervo do grupo)



- 2014: A DIFERENÇA QUE HÁ EM MIM


Sinopse: Somos feitos de fragmentos. Quando eles se encontram... se tocam... sentem o cheiro um do outro ou ouvem a respiração do outro, nesse momento acontece o amor... muitas vezes esse amor não é aceito, é negado, condenado... mas ele deixa de existir? Temos formas diferentes de amar, de nos amar e de amar o outro... estamos errados? Às vezes nossos fragmentos se estranham e se desconhecem... deixamos de existir? “tenho medo... medo de mim mesmo... de descobrir coisas que eu não gostaria que fossem reais.” (Luka Severo).

Vídeo no youtube

Vídeo: Gp. Cícera de Experimentos Cênicos

fotos do Espetáculo: Acervo do Grupo









A Diferença que Há em Mim, teve sua estreia no dia 07/02/2014, dentro da programação do CCBNB-Cariri.

Encenação: Luka Severo.
Elenco: Geraldo Barros | Fabrício Teixeira | Isack Mayer.
Técnica: Kássia Kidman | Luka Severo | Alysson Dias.

Sinopse: Somos feitos de fragmentos. Quando eles se encontram... se tocam... sentem o cheiro um do outro ou ouvem a respiração do outro, nesse momento acontece o amor... muitas vezes esse amor não é aceito, é negado, condenado... mas ele deixa de existir? Temos formas diferentes de amar, de nos amar e de amar o outro... estamos errados? Às vezes nossos fragmentos se estranham e se desconhecem... deixamos de existir? “tenho medo... medo de mim mesmo... de descobrir coisas que eu não gostaria que fossem reais.” (Luka Severo).

- Estreia no dia 07/02/2014 na Programação de Artes Cênicas do Centro Cultural Banco do Nordeste-Cariri (CCBNB).
- Apresentação dia 22/02/2014. Centro de Artes Reitora Violeta Arraes de Alencar Gervaiseaul dentro da IX Mostra Didática.
- Apresentação 27/03/2014 - Semana Sesc de Artes Cênicas 2014 (SESC unidade Crato - CE).
- Apresentação dia 25/04/2014. Escambito Raízes - Janduís, Rio Grande do Norte.
- Apresentação dia 15 de Novembro na VI Guerrilha do Ato Dramático, Crato - CE.
- Apresentação  dia 29 de Dezembro de 2014 no Cine Teatro Neroly Filgueiras na programação do X Barbalha Cênica - Festival Louco em Cena, em Barbalha – CE.
- Apresentação dia 03/02/2015 - Fundição Progresso, Espaço Armazém - Lapa, Rio de Janeiro: 14:00.


2015 - As Prosopopeias de Casimiro Coco (Ator)
IX EDITAL CEARÁ DE INCENTIVO ÀS ARTES - 2014
As Prosopopeias de Cassimiro Coco é uma proposta de montagem do texto homônimo do artista cearense Orlangelo Leal. Utilizando-se de proposta de direção voltada para o meio popular e inspirada nas diversas manifestações folclóricas e folguedos nordestinos, esse trabalho configura-se como teatro popular de rua.






- Estreia dia 24 de janeiro de 2015 na praça da Matriz de Iguatu, dentro da programação de emancipação da cidade.
- Apresentação dia 28 de Março de 2015, no pátio da Sec. de Ação Social, em comemoração ao Dia Nacional do Teatro.
- Apresentação dia 18 de Abril de 2015 no ICEQUI - Instituto Cultural e Econômico de Quixelô, Quixelô - CE. 

2015: ESQUETE TEATRAL: INFÂNCIA – TEMPO DE SONHAR E APRENDER
Trabalho realizado no Colégio Adahil Barreto, como culminância do Prêmio PETECA 2015.


- escolhida em 1º Lugar ao concorrer com todas as escolas do Ensino Fundamental II no Município de Iguatu.
- Ficou entre as dez, ao concorrer com 154 municípios em Fortaleza

Encenação: Luka Severo.
Elenco: Lívia Almeida | Letícia Rodrigues | Yan Oliveira | Bianca Eloíse | Letícia Brandão | Marcos Vinícius | Mateus Francelino | Wanderley de Souza.
Colaboração: Professores do Multimeios – Gorete, Simone.
Realização: Núcleo Gestor do colégio Adahil Barreto – Iguatu,CE: Ditretora – Luiziane Franklin; Coordenadora Pedagógica:   Ana Carla. 


2016: CORPOEMA
Trabalho realizado no Colégio Adahil Barreto – Iguatu (CE), em parceria com o SESC – Unidade Iguatu.
 CORPOEMA - PERFORMANCE POÉTICA, SESC IGUATU.







Vídeo no YouTube


Encenação: Luka Severo
Intérpretes: Thiago Aumeida | Letícia Silva | Andresa Lucena
Voz em off: Marcela Lima
Autores dos poemas: Alunos do Colégio Adahil Barreto
Produção: Naiara Araújo, SESC IGUATU
 Realização: Professores Luka Severo em parceria com a Professora Maria Aglais.


2016 - ESQUETE TEATRAL: O CIRCO QUE NÃO TEM GRAÇA NENHUMA



- escolhida em 2º Lugar ao concorrer com todas as escolas do Ensino Fundamental II no Município de Iguatu.
- Ficou entre as dez, ao concorrer com 154 municípios em Fortaleza



Encenação: Luka Severo.
Elenco: Thiago Almeida | Aline Maria | Ana Lara Lucas | Geovana Kelly | Lutiele |
Colaboração: Professor: Ricardo Saturnino
Professores do Multimeios: Lourdes, Simone.
Realização: Núcleo Gestor do colégio Adahil Barreto – Iguatu,CE: Ditretora – Luiziane Franklin; Coordenadora Pedagógica:   Ana Carla. 

- Membro do Grupo de Pesquisa “Dança, Teatro e novas tecnologias”.


2015 - ESPETÁCULO: SER FAMOSA A QUALQUER CUSTO

O Espetáculo surge com a repercussão da WebSérie com 7 episódios no ar, de mesmo nome produzida para o YouTube. Construídos a partir da estória de duas amigas que passam por várias situações em busca da realização de seu sonho: uma busca descontrolada pelo sucesso e glamou que e divulgado nas mídias. As duas produções (a série e o espetáculo) buscam tratar, de uma maneira leve e bem humorada, das dificuldades vividas por aqueles que correm, sozinhos, atrás de seus ideias.


ELENCO: Luka Severo | Wiarlley Spears | Fabrício Teixeira | Samara Furgor | Fernando Persatto | Lívia Emanuele | Lissinho Alves | Marciano Fernandes
TÉCNICA (ÁUDIO E FOTOGRAFIA):  Jaíldo Oliveira
DIREÇÃO: Processo Colaborativo.
PÁGINA NO FACEBOK: CLIQUE AQUI
CANAL NO YOUTUBE: CLIQUE AQUI
APRESENTAÇÕES DO ESPETÁCULO: 
- 30/10/2016: Juazeiro do Norte - CE [ Confraternização dos professores ]
- 31/10/2016: Icó - CE [Terceira Feijoarte, realizada pela Companhia WSA de Teatro]

- 05/11/2016: III Mostra Caldas Livre de Teatro.

- 12/21/2016: 12º Festival Louco em Cena, Barbalha CE.

- 19/21/2016: 8ª Gerrilha do Ato Dramático Caririense, Crato - CE.
- 10 e 11/03/2017: Galpão da companhia ORTAET - Iguatu, CE
.
- 13/03/2017: Escola Profissionalizando Lucas Emanuel dentro da programação da Semana de Artes Integradas do SESC - Iguatu, CE.
- 16/03/2017: Teatro Patativa do Assaré, dentro da programação da Semana de Artes Integradas do SESC - Juazeiro do Norte, CE.

- 05/05/2017: Salão Nobre da Universidade Regional do Cariri - URCA,  dentro da programação da 69ª Reunião da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciencia

- 17/05/2017: Auditório do Hospital Regional do Cariri, dentro da Programação da III Semana da Enfermagem.

- 01/07/2017: Cine Teatro de Trindade-PE, dentro da programação do Festival "Hoje tem Espetáculo? Tem Sim Senhor!" - Trindade - PE.

- 05/10/2017: Festa da Padroeira do bairro Malvinas, Barbalha - CE, dentro da programação do Festival "Ajudate".


- 12/10/2017: 13º Festival Louco em Cena, Barbalha - CE, Teatro Neroly Filgueira.

- 02/12/2017: 3ª Mostra Caldas, Barbalha - CE, Distrito do Caldas.

- 14/12/2017: IX Guerrilha do Ato Dramático Caririense, Crato - CE.

FOTOS DE DIVULGAÇÃO DO GRUPO









2017 - CURTA METRAGEM "O MOSQUITO"
Traballho que ficou em 1º lugar entre os escolhidos no projeto "Iguatu Contra o Mosquito", realizado com os alunos de 8º e 9º anos do Colégio Adahil Barreto e Iguatu -  CE. 
Elenco: Aghata Oliveira | Eduarda Pereira |Marcos Rhyan |Tais Oliveira |Virgílio Gomes 
Direção, imagens e edição: Luka Severo.
Realização: Núcleo Gestor do Colégio Adahil Barreto, Iguatu. 
Vídeo no Youtube


2017 - ESPETÁCULO TEATRAL: O MÁGICO DE OZ.
Dorothy e seu cachorro Totó são levados para a terra mágica de Oz quando um ciclone passa pela fazenda de seus avós no Kansas. Eles viajam em direção à Cidade Esmeralda para encontrar o Mago Oz e no caminho encontram um Espantalho, que precisa de um cérebro, um Homem de Lata sem um coração e um Leão Covarde que quer coragem. O Mago pede ao grupo que tragam a vassoura da Bruxa Malvada do Oeste a fim de ganharem sua ajuda.
Elenco: Luka Severo | Raqueline Barros |Lívia Emanuelle |Wiarlley Sperars |Fernando Persatto | Fabrício Teixeira
Direção Geral: Bárbara Feitosa.

Realização: Balare Escola de Artes. 

 19 e 20/12/2017: Encerramento das atividade da Balare Escola de Artes, Memorial Pe. Cícero, Juazeiro do Norte - CE. 




VÍDEOS


 23/12/2017: Praça de Alimentação do Cariri Gardem Shoping - Juazeiro do Norte - CE. 

2018 – Encenado da Esquete Teatral "O Circo Que Não Tem Graça Nenhuma" / Ceará. Produzido com alunos do 8º e 9º anos do Colégio Adahil Barreto de Iguatu - CE. 










  .
Para ver o Vídeo de divulgação nas redes sociais, CLIQUE AQUI

2018 – Encenado da Peça Teatral "Pluft, o Fantasminha" / Ceará. Produzido com alunos do 6º e 8º anos do Colégio Adahil Barreto de Iguatu - CE.

SINOPSE: Maribel foi seqüestrada pelo marinheiro Perna-de-Pau, que a escondeu na casa onde moram Pluft e sua família. Para ajudar a menina a se salvar, o fantasminha se envolve numa história de tesouro, piratas e muita aventura. Pluft, o fantasminha é uma peça de teatro, encenada pela primeira vez em 1955.





ELENCO: 
Ruan Murilo | Hana Clara | Antonio Neto | Larissa Gomes | Samuel Lucas | Elem Melo Dantas
Técnica
Adriana Ketylly
Direção: 
Luka Severo
Apoio:
Dulce Ibiapina

Para ver o vídeo de divulgação que está nas redes sociais, CLIQUE AQUI

2019 – ESTAÇÃO PAIXÃO DE CRISTO - Encenação livremente inspirada na narrativa escrita na Bíblia acerca da Vida, Paixão e Morte de Jesus Cristo em Iguatu - CE. (18 e 19 de Abril de 2019).
SAIBA MAIS CLICANDO AQUI







VÍDEO DE ENTREVISTA NA TV CENTRO SUL



PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS EM SITES, REVISTAS, ETC.

- (Julho 2013) - Relato de Experiência:  "O CORPO-MEMÓRIA COMO PONTO DE PARTIDA PARA A COMPOSIÇÃO CÊNICA" na Revista Acadêmica | Revista DocCena | ISSN 2318-0943.
Cliquei AQUI para ver a versão on line da revista.

- (Julho 2014) - Relato de Processo Criativo: "A DIFERENÇA QUE HÁ EM MIM" - o Processo Criativo e as Questões que nos levaram a montagem do Espetáculo. na Revista Acadêmica | Revista DocCena | ISSN 2318-0943.
Clique AQUI para ver a versão on line da revista.

- (Maio 2015) - Relato de Experiência: A ENCENAÇÃO TEATRAL E A LINGUAGEM POÉTICA COMO PONTO DE PARTIDA PARA A ESCRITA E COMPREENSÃO TEXTUAL Autor(a): Luka Severo, disponível no Site TEATRO NA ESCOLA, na seção SALA DE ENSAIO.
Clique AQUI para acesso do site.

- (Julho 2015) - Relato de Processo Criativo: TEATRO E POESIA: DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES EM ARTE Autor(a): Luka Severo e Marcela Lima.








Oficinas como participante

- 2008 (Julho) – Interpretação Teatral (Facilitadora: Galiana Brasil / PE) Festival Pernambuco Nação Cultural / FIG 2008 – Garanhuns – PE. 20 a 24 de Julho, Garanhuns – PE.
- 2009 (Julho) – Teatro de Máscaras e Improvisação: Comédia Dell’arte (Facilitadora Maria Eugenia Blanques / São Paulo). Festival Pernambuco Nação Cultural / FIG 2009 – Garanhuns – PE. 20 a 24 de Julho. 30 horas.
- 2010 (fevereiro) – Curso de Automaquiagem ministrado por orientadora do O Boticário. São José do Belmonte – PE. 3 horas
- 2010 (Julho) – Workshop Teatral – Corpo/voz-interpretação com Michellle Ferrúcio / RJ. Associação Dança Cariri. 04 horas.

- 2010 (Julho) – O Teatro é Outro, ministrado pelo ator e diretor Francês Maurice Durozier. Centro de Artes Violeta Arraes de Alencar Gervaiseaul. 08 horas.
- 2017 (Setembro) – Workshop: Comportamento para câmera, gravação de monólogos, atuação de atores para cinema/tv. 40 horas.

Oficinas Ministradas

- (Julho/agosto 2009) - Colcha de Retalhos: Pedaços de Vida ensinando a Viver. Grupo de Convivência de Idosos Florecer, São José do Belmonte – PE. 32 horas

- (Setembro/outubro 2010)
 - Criando um espetáculo: Com alunos do Ponto de Cultura Pedra do Reino, em São José do Belmonte – PE. 20 horas.

- (Janeiro 2011)
 - “Elementos Básicos para a composição da cena” para o grupo EJC (Encontro de Jovens com Cristo), em Serra Talhada – PE. 20 horas.

- (Novembro 2011) - Uma breve aproximação do contexto histórico da performance como estímulo a sua prática. Convidado pelo Colégio SEI, São José do Belmonte – PE. 04 horas.

- (Maio 2015) - "Educação, Arte e Cultura" para alunos Secretários de Cultura dos grêmios estudantis, dentro da programação do Seminário e Posse dos Alunos Gremistas das Escolas Públicas Municipais de Iguatu - CE, convidado pela Secretaria de Educação.



- (Maio 2015) - Oficina de Composição Cênica e Conscientização sobre a Semana de Nacional do Abuso Sexual Infantil, em parceria com as Cias. Elo de Teatro e ORTAET de Teatro, para alunos dos CRAS's da Cidade de Iguatu - CE, Convidado pela Secretaria e Ação Social.





PARTICIPAÇÃO EM OUTROS EVENTOS


2011 – Mestre de Cerimônia no lançamento do Filme A PROMESSA.
Comunidade do Cajuí – Milagres, CE.

(Confira o filme clicando abaixo)


2015 – Jurado no Desfile para escolha da GAROTA CASARÃO DE CULTURA.
Nova Olinda – CE.




2016 – Mestre de Cerimônia no lançamento do Documentário ENGENHO DE MEMÓRIAS.

Comunidade do Cajuí – Milagres, CE. 
(Confira o teaser do Documentário Clicando abaixo)



2017 – Ator no curta metragem "A Coroa de Vidro" fruto do Workcine com o especialista em efeitos especiais da Rede Globo, Ballamir Fraire e o ator, diretor e comediante Miguel Nader. O mesmo foi uma produção com grupo Fulô da Catingueira.



2018 – Ator no Longa Metragem "CONFISSÃO" pela ACAFilmes / São Paulo. Em fase de Edição.
Para ver o teaser que está pronto, nas redes sociais, CLIQUE AQUI



PROJETOS DESENVOLVIDOS 


2014 – “Eu sou a Cara da Minha Turma.”

Descrição: Estimular ao alunos do 7º Ano do Colégio Adahil Barreto - CE, o interesse pela interpretação textual, a construção do pensamento sobre si, sobre o outro e sobre seu entorno, a partir de criação de máscaras estudando seus significados em historia e escrevendo um diário de bordo sobre sua Produção Artística.

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Luiz Severo Neto Filho - Coordenador / Antonio Ricardo Saturnino da Silva - Integrante.




2014 – “Nossa Arte - Eu na Escola e a Escola em Mim: As contribuições do Colégio Adahil Barreto para meu crescimento como Cidadão.”

Descrição: Costumisar a entrada da escola com desenhos e pinturas feitas pelos alunos representando seus desejos e agradecimentos com relação ao aprendizado adquirido durante sua passagem pelo Colégio Adahil Barreto.. 
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Luiz Severo Neto Filho - Coordenador / Antonio Ricardo Saturnino da Silva - Integrante.


2014 e 2015 – “Linguagem Poética como Ponto de Partida para a Escrita e Comprensão Textual.”

Descrição: Este projeto teve como Objetivo Principal estimular a leitura fluente e a leitura, a partir do estudo, análise e produção de poemas nas turmas de 8º ano do Colégio Adahil Barreto, Iguatu - CE.
 
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Integrantes: Luiz Severo Neto Filho - Coordenador / Marcela dos Santos Lima - Integrante / Antonio Ricardo Saturnino da Silva - Integrante.




POSTAGENS EM SITES SOBRE OS MEUS TRABALHOS


- Site: PORTAL BELMONTE, A NOTÍCIA EM PRIMEIRA MÃO no dia 7 de Novembro de 2013, disse: Artista Belmontense estrela Espetáculo de Teatro em Crato-CE. Clique AQUI e leia a matéria completa.

- Site: MaisFM.com, no dia, 29 de  Janeiro de 2015, disse: SESC Iguatu promove mais um Performance Poética. Clique AQUI e leia a matéria completa.

- Site: Blogs, Diário do Nordeste, no dia 11 de julho de 2014, disse: Texto de Ruben Alves é interpretado no Palco do SESC. Clique AQUI e leia a matéria completa.

- Site: URCA.BR, Falou sobre uma apresentação do espetáculo VC DESLIGOU SUA WEB CAN? Clique AQUI e leia a matéria completa.

Blog: Reflexões de Lucélia Muniz, no dia 04 de Novembro de 2013, disse: Espetáculo "Quando nos encontramos foi tarde de mais" do Gp. Cícera de Experimentos Cênicos, se apresenta na quinta edição da Guerrilha do Ato Dramático Caririense. Clique AQUI e leia a matéria completa.

- Site: PORTAL BELMONTE, A NOTÍCIA EM PRIMEIRA MÃO no dia 24 de Novembro de 2011, disse: Dakini Cia. de Dança de Juazeiro do Norte se apresenta no Castelo Armorial de São José do Belmonte - PE.Clique AQUI e leia a matéria completa.

- Site (entrevista escrita): BELMONTE DIÁRIO, no dia 22 de Novembro de 2015, disse: De São José do Belmonte para os palcos: Luka Severo fala de sua trajetória artístico-teatral. Clique AQUI para ler a matéria completa.

- Site (entrevista gravada): G1.COM/CE - VERDES MARES CARIRI,  no dia 15 de Novembro de 2014, disse: CE TV entrevista o produtor cultural Wiarlley Spears. Clique AQUI para ver a matéria completa.

- Site: G1.COM/CE - VERDES MARES CARIRI, no dia 28 de Novembro de 2014, disse: Confira os destaques da Agenda Cultural deste fim de semana. Clique AQUI para ver a matéria completa.

- Site: PORTAL BELMONTE, A NOTÍCIA EM PRIMEIRA MÃO no dia 25 de Setembro de 2017, disse: FOTOS: Belmotense Luka Severo contracena em filme com globais. Clique AQUI e leia a matéria completa.
- Site PREFEITURA DE IGUATU, no dia 26/09/2018 às 08:10:50, disse: Estudantes do Município participam de Primeiro Seminário de Teatro do Oprimido do Cariri. Clique AQUI e leia a matéria completa. 
- Site MAIS FM DE IGUATU, no dia 26/09/2018, disse: Estudantes do Município participam de Primeiro Seminário de Teatro do Oprimido do Cariri. Clique AQUI e leia a matéria completa.
- Site TRIBUNA DE IGUATU.COM, no dia 11/11/2018, disse: Alunos do Adahil Barreto Participaram da 4ª Edição do Programa Curtas Cenas do Centro de artes - URCA. Clique AQUI e leia a matéria completa.
- Site BLOG DO IRMÃO GEO, no dia 25/11/2018, disse: Belmontense Estela Longametragem em São Paulo. Clique AQUI e leia a matéria completa. 


LIVES NO INSTAGRAN

















LIVES COMO CONVIDADO


OUTRAS OBSERVAÇÕES

1- O Grupo Cícera de Experimentos Cênicos foi selecionado para participar da III Gerrilha do Ato Dramático, no SCAC – Teatro Rachel de Queiroz em 25 de Novembro de 2011.
2. Participou do evento Agosto das Artes em Serra Talhada – PE, em Agosto de 2011 onde apresentou Vc desligou sua Web Cam?

Nenhum comentário: