O aprendizado está em nós mesmo.

Sempre quis ter um lugar onde eu pudesse interagir com as pessoas. Durante toda a minha vida me atrai mais por trabalhos onde o publico alvo fosse o povo. Cada ser humano, por mais que não disponha de conhecimentos científicos ou de um vocabulário bonito para bestificar pessoas a sua volta, possui algo muito mais preciso: uma historia individual de vida a repassar para nós. Essa história pode nos ensinar muito mais que os dados impressos nos livros. Esses últimos são bastante importantes, para o preparo profissional do individuo, mas de que adianta ser bem preparado profissionalmente e não dispor de uma personalidade segura e forte para saber lidar com os mesmos? Os conhecimentos repassados através do contato direto com as pessoas, da partilha do convívio das mesmas, enriquecem mais verdadeiramente a nossa capacidade de viver em meio aos obstáculos dos dias atuais. Se nos baseamos nas pessoas mais velhas, podemos ter exemplos de pessoas que têm garra e que não desanimam com pouca coisa. E ainda aprendemos com às historias de determinação que somos capazes de ter uma vida feliz do nosso jeito e que nós nascemos para ser vencedores. Já ouvi inúmeros exemplos de pessoas que mesmo em meio às dificuldades não desistiram de seus sonhos e de seus ideais, e hoje sentam e apenas riem de suas fraquezas vencidas. Eu sempre ‘fico enfeitiçado’ quando uma pessoa visivelmente velha de idade começa a falar. É como se os caminhos da sabedoria estivessem sendo estendidos à sua frente naquele momento. Uma vez eu estava esperando o ônibus da escola chegar, quando comecei a ouvir um senhor contar as historias de lampião. Só que as historias que ele contava não tinham haver com as que os livros didáticos atuais dizem, tinha um algo a mais, uma ponta a mais de verdade e de vida. Porque ele contava o que ele tinha vivido naquela época. Mas quando eu me refiro a aprender com as pessoas eu não falo apenas de pessoas mais velhas, também os jovens têm muitas coisas a ensinar. O desejo de viver e conquistas objetivos, a vontade de ganhar o mundo e vê-lo inteiro aos seus pés que os jovens têm nos fazem perceber que existem novos horizontes a percorrer e que a vida não se resume apenas a isso que nos rodeia, existem muitas coisas desconhecidas esperando para ser conquistadas. Esperando para que nós a conquistemos. E nós somos capazes de conquistá-las. Cada pessoa tem uma maneira diferente de se portar e de viver, é exatamente aí onde está o segredo: a diferença nos ensina que as coisas seriam mais fáceis se todos se unissem para chegar junto ao objetivo único, mas que é de todos, a vitória. Como diz um velho poeta: ‘Se quiser melhor que eu, o exemplo é meu passado”.

Luiz Severo.

Nenhum comentário: