PROJETO: VIDA EM OUTONO

Profº: Luka Severo[1]

Introdução: a ideia inicial
O outono é a estação do ano que nos faz lembrar e repensar sobre as passagens que a vida tem. Muitos poetas falam dessa estação como um momento em que deixamos o passado para construir um novo presente e futuro.
Nesta perspectiva esse projeto se debruça em estimular os alunos a pensarem sobre “quem somos e quem seremos depois”. Estas percepções devem ser ilustradas depois de um conversa reflexiva com a turma. Os estudantes devem ficar à vontade para representar como achar que devem.  

Desenvolvimento: a metodologia
O trabalho deve ter como objetivo principal  fazer com que os alunos busquem uma autorreflexão de si e do espaço a sua volta, e estimular a exteriorização dessa percepção. O mesmo deverá culminar com uma exposição de máscaras produzidas pelo grupo. Em um primeiro momento o professor estimula a turma fazendo perguntas do tipo: o que você quer ser quando crescer? Por quê? E se não der certo? Como é sua vida agora?, etc. Esse momento fica a cargo do professor, que em  segundo momento pedirá para que os alunos represente esse seu desejo, ou pensamento da maneira que quiser, através de recorte em /com folhas secas. Nesse momento, pensando sobre a perspectiva de que a folha mesmo depois de ser arrancada da arvore ainda serve para este trabalho – além de adubo natural, poeticamente deve-se estimular o aluno a pensar que a folha servirá para cultivar nossos sonhos e eternizá-lo na obra de arte que em um terceiro momento, deverá ser exposta para para a comunidade acadêmica que poderá apreciar os trabalhos e ter um momento de experiência com a vivência de cada um dos envolvidos no processo. No final em cada trabalho estará a imagem que representa o imaginário individual dos participantes.

Conclusão: a socialização do processo
O trabalho desenvolvido no decorrer do processo criativo, deverá ser apresentado em uma exposição de quadros, apresentado a comunidade escolar, com o intuito de fazer o público, bem como os envolvidos no processo de criação e a percepção de mundo de cada participante.















[1] Luiz Severo Neto Filho: Graduado em Licenciatura Plena em Teatro pela Universidade Regional do Cariri – URCA; / - Pós Graduado em Ensino de Artes: Técnicas e Procedimentos, pela Universidade Cândido Mendes – UCAM-PRÓMINAS; / - Professor Efetivo de Artes da Secretaria de Educação do Município de Iguatu - CE. / - Professor Contratado de Artes no Instituto Randara Melo, Unidade de Iguatu - CE. 

Nenhum comentário: