A HORA DA ESTRELA, DE CLARICE LISPECTOR - ATIVIDADE ACERCA DO OBRA.

OBJETIVOS:
1) Despertar o interesse pela leitura a partir da obra desta importante escritora brasileira de maneira interpretativa; Compreender que é possível traçar um paralelo entre as linguagens artística pegando como exemplo o romance de Clarice Lispector e o filme homônimo de Suzana Amaral.
METODOLOGIA:
- Pedir aos alunos que leiam a pequena obra de Clarice Lispector, lembrando-lhes que é a última obra da escritora; foi escrita aos fragmentos, simultaneamente a outra obra: "Um Sopro de Vida".
- Pedir que, posterior a leitura do livro, os alunos assistam o filme de mesmo nome, ou pode-se tirar um tempo em sala de aula e exibi-lo, assim a discussão fluirá melhor.
- Buscar respostas para as questões: Por que Clarice teria escrito duas obras simultaneamente com personagens que são escritores (como ela própria) e que "escrevem" dentro da obra?
FILME COMPLETO

ULTIMA ENTREVISTA DE CLARICE LISPECTOR


A seguir coloco uma atividade criada a partir dos questionamentos e pesquisas  feitas pelos próprios alunos. 
QUESTÃO 1 - 'Me desculpe, mas até parece doença, doença de pele.' Qual o nome da protagonista de 'A Hora da Estrela'?

a) Macabéa
b) Glória
c) G.H.
d) Hermengarda

QUESTÃO 2 - Que profissão e que idade tem a protagonista do romance? 'A moça tinha ombros curvos como os de uma cerzideira'.

a) Costureira; 33 anos
b) Operária; 30 anos
c) Digitadora; 17 anos
d) Datilógrafa; cerca de 20 anos

QUESTÃO 3 - Qual das seguintes frases é pronunciada pelo personagem Olímpico de Jesus, 'namorado' da protagonista?

a) (Quanto a escrever, vale mais um cachorro vivo)
b) Você sabe, meu amor, que cheiro de homem é bom?
c) Escuta aqui: você está fingindo que é idiota ou é idiota mesmo?
d) Mas eu tenho plena consciência dela: através dessa jovem dou o meu grito de horror à vida.

QUESTÃO 4 - Um dos temas de 'A Hora da Estrela' diz respeito à própria literatura. Qual?

a) O ofício de escrever
b) A inversão da ordem cronológica dos fatos
c) O narrador onipresente
d) A autobiografia

QUESTÃO 5 - Como morre a protagonista de 'A Hora da Estrela'?
a) De subnutrição: ela só se alimentava com lanches e café preto
b) Atropelada por uma Mercedes-Benz (a 'estrela' do título)
c) Violentada por um grupo de marinheiros do cais do porto
d) O final é ambíguo: ela pode ter morrido ou não

QUESTÃO 6 - 'Essa história acontece em estado de emergência e de calamidade pública'. Quando foi publicado 'A Hora da Estrela', o último romance de Clarice Lispector?
a) Em 1959, ano em que a escritora se separou do marido.
b) Em 1968, ano da decretação do AI-5 (Ato Institucional nº 5)
c) Em 1977, ano da morte da escritora, de câncer
d) Em 1985, para coincidir com o lançamento do filme 'A Hora da Estrela'.

QUESTÃO 7 - Sobre o narrador de A hora da estrela, de Clarice Lispector, pode-se afirmar que:
a) é do tipo observador, pois revela não ter conhecimento sobre o que se passa no universo sentimental e psíquico da personagem (Macabéa).
b) é onisciente, pois assume o papel de criador de uma vida, sobre a qual detém todas as informações; o poder da onisciência é, para ele, fonte de satisfação, pois Rodrigo S. percebe que os fatos dependem de seu arbítrio.
c) é do tipo observador, pois limita-se a descrever superficialmente as emoções de Macabéa, o que fica evidente nas ocorrências enigmáticas do termo “explosão“, apresentado sempre entre parênteses.
d) é um dos personagens do livro; entretanto, ao apresentar-se não só como narrador, mas também como criador da história, problematiza a essência da literatura de ficção, que reside na recriação arbitrária do real.
QUESTÃO 8 - Identifique a afirmação correta sobre A hora da estrela, de Clarice Lispector:
 a) A força da temática social, centrada na miséria brasileira, afasta do livro as preocupações com a linguagem, freqüentes em outros escritores da mesma geração.
b) Se o discurso do narrador critica principalmente a própria literatura, as falas de Macabéa exprimem sobretudo as críticas da personagem às injustiças sociais.
c) O narrador retarda bastante o início da narração da história de Macabéa, vinculando esse adiamento a um autoquestionamento radical.
d) Os sofrimentos da migrante nordestina são realçados, no livro, pelo contraste entre suas desventuras na cidade grande e suas lembranças de uma infância pobre, mas vivida no aconchego familiar.

QUESTÃO 9 - Indique a alternativa que NãO condiz com esse romance entendido como um todo:
a) A história são as fracas aventuras de uma moça alagoana, “numa cidade toda feita contra ela”, o Rio de Janeiro.
b) Macabéa, personagem do romance, tem a coragem e o heroísmo dos fortes e se torna, na vida, a grande estrela com que sempre sonhou.
c) A estrela que dá título à obra é a estrela de cinema e só aparece mesmo na hora da morte.
d) A narrativa constrói-se da alternância entre as reflexões do narrador que parece narrar a si mesmo e os fatos apresentados que dão o retrato da protagonista.

QUESTÃO 10 - Assinale a alternativa que não está de acordo com a personagem Macabéa, do romance A Hora da Estrela, de Clarice Lispector:

a) Nordestina pobre, anônima e semi-analfabeta, era impotente para a vida e não fazia falta a ninguém.
b) Tinha a “felicidade pura dos idiotas” e “vivia num atordoado limbo entre céu e inferno”.
c) Personagem-título do romance, embora feita de matéria rala, tornou-se, na vida, a grande estrela com que sempre sonhou.
d) Ingênua, acreditou no que a cartomante lhe disse, mas acabou sendo atropelada e morta por um Mercedes amarelo.

Nenhum comentário: