OBJETIVOS:
1) Despertar o interesse pela leitura a partir da obra desta importante
escritora brasileira de maneira interpretativa; Compreender que é possível traçar
um paralelo entre as linguagens artística pegando como exemplo o romance de
Clarice Lispector e o filme homônimo de Suzana Amaral.
METODOLOGIA:
- Pedir aos alunos que leiam a pequena obra de Clarice Lispector,
lembrando-lhes que é a última obra da escritora; foi escrita aos fragmentos,
simultaneamente a outra obra: "Um Sopro de Vida".
- Pedir que, posterior a leitura do livro, os alunos assistam o filme de
mesmo nome, ou pode-se tirar um tempo em sala de aula e exibi-lo, assim a
discussão fluirá melhor.
- Buscar respostas para as questões: Por que Clarice teria escrito duas
obras simultaneamente com personagens que são escritores (como ela própria) e
que "escrevem" dentro da obra?
FILME COMPLETO
ULTIMA ENTREVISTA DE CLARICE LISPECTOR
A seguir coloco uma atividade criada a partir dos questionamentos e
pesquisas feitas pelos próprios alunos.
QUESTÃO 1 - 'Me desculpe, mas
até parece doença, doença de pele.' Qual o nome da protagonista de 'A Hora da
Estrela'?
a) Macabéa
b) Glória
c) G.H.
d) Hermengarda
QUESTÃO 2 - Que profissão e que
idade tem a protagonista do romance? 'A moça tinha ombros curvos como os de uma
cerzideira'.
a) Costureira; 33 anos
b) Operária; 30 anos
c) Digitadora; 17 anos
d)
Datilógrafa; cerca de 20 anos
QUESTÃO 3 - Qual das seguintes
frases é pronunciada pelo personagem Olímpico de Jesus, 'namorado' da
protagonista?
a) (Quanto a escrever,
vale mais um cachorro vivo)
b) Você sabe, meu amor,
que cheiro de homem é bom?
c) Escuta
aqui: você está fingindo que é idiota ou é idiota mesmo?
d) Mas eu tenho plena
consciência dela: através dessa jovem dou o meu grito de horror à vida.
QUESTÃO 4 - Um dos temas de 'A
Hora da Estrela' diz respeito à própria literatura. Qual?
a) O ofício
de escrever
b) A inversão da ordem
cronológica dos fatos
c) O narrador
onipresente
d) A autobiografia
QUESTÃO 5 - Como morre a
protagonista de 'A Hora da Estrela'?
a) De subnutrição: ela
só se alimentava com lanches e café preto
b) Atropelada
por uma Mercedes-Benz (a 'estrela' do título)
c) Violentada por um
grupo de marinheiros do cais do porto
d) O final é ambíguo:
ela pode ter morrido ou não
QUESTÃO 6 - 'Essa história
acontece em estado de emergência e de calamidade pública'. Quando foi publicado
'A Hora da Estrela', o último romance de Clarice Lispector?
a) Em 1959, ano em que
a escritora se separou do marido.
b) Em 1968, ano da
decretação do AI-5 (Ato Institucional nº 5)
c) Em 1977,
ano da morte da escritora, de câncer
d) Em 1985, para
coincidir com o lançamento do filme 'A Hora da Estrela'.
QUESTÃO 7 - Sobre o narrador de
A hora da estrela, de Clarice Lispector, pode-se afirmar que:
a) é do tipo
observador, pois revela não ter conhecimento sobre o que se passa no universo
sentimental e psíquico da personagem (Macabéa).
b) é onisciente, pois
assume o papel de criador de uma vida, sobre a qual detém todas as informações;
o poder da onisciência é, para ele, fonte de satisfação, pois Rodrigo S.
percebe que os fatos dependem de seu arbítrio.
c) é do tipo
observador, pois limita-se a descrever superficialmente as emoções de Macabéa,
o que fica evidente nas ocorrências enigmáticas do termo “explosão“,
apresentado sempre entre parênteses.
d) é um dos
personagens do livro; entretanto, ao apresentar-se não só como narrador, mas
também como criador da história, problematiza a essência da literatura de
ficção, que reside na recriação arbitrária do real.
QUESTÃO 8 - Identifique a
afirmação correta sobre A hora da estrela, de Clarice Lispector:
a)
A força da temática social, centrada na miséria brasileira, afasta do livro as
preocupações com a linguagem, freqüentes em outros escritores da mesma geração.
b) Se o discurso do
narrador critica principalmente a própria literatura, as falas de Macabéa
exprimem sobretudo as críticas da personagem às injustiças sociais.
c) O narrador
retarda bastante o início da narração da história de Macabéa, vinculando esse
adiamento a um autoquestionamento radical.
d) Os sofrimentos da
migrante nordestina são realçados, no livro, pelo contraste entre suas
desventuras na cidade grande e suas lembranças de uma infância pobre, mas
vivida no aconchego familiar.
QUESTÃO 9 - Indique a
alternativa que NãO condiz com esse romance entendido como um todo:
a) A história são as
fracas aventuras de uma moça alagoana, “numa cidade toda feita contra ela”, o
Rio de Janeiro.
b) Macabéa,
personagem do romance, tem a coragem e o heroísmo dos fortes e se torna, na
vida, a grande estrela com que sempre sonhou.
c) A estrela que dá
título à obra é a estrela de cinema e só aparece mesmo na hora da morte.
d) A narrativa
constrói-se da alternância entre as reflexões do narrador que parece narrar a
si mesmo e os fatos apresentados que dão o retrato da protagonista.
QUESTÃO 10 - Assinale a
alternativa que não está de acordo com a personagem Macabéa, do romance A Hora
da Estrela, de Clarice Lispector:
a) Nordestina pobre,
anônima e semi-analfabeta, era impotente para a vida e não fazia falta a
ninguém.
b) Tinha a “felicidade
pura dos idiotas” e “vivia num atordoado limbo entre céu e inferno”.
c)
Personagem-título do romance, embora feita de matéria rala, tornou-se, na vida,
a grande estrela com que sempre sonhou.
d) Ingênua, acreditou
no que a cartomante lhe disse, mas acabou sendo atropelada e morta por um
Mercedes amarelo.
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